UNIG - Universidade Iguaçu >>> Seu Portal de Educação na Internet <<<
Feliz Natal
Início da Página (ALT + 1) Conteúdo da Página (ALT + 2) Fim da Página (ALT + 3) Ir para a Busca (ALT + 4) Ir para ao Menu (ALT + 5)
Logo da UNIG




Tamanho da Letra: A- A+

SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO: ADMINISTRAÇÃO

UNIG, FIRJAN E SEBRAE EM SINTONIA COM O EMPREENDEDORISMO     

        A FIRJAN disponibilizou transporte, alimentação e material de apoio para os alunos de Administração da UNIG e diversas IES do Estado estrategicamente escolhidas. 10 alunos e 2 professores de nossa instituição assistiram palestras, participaram de debates e conheceram práticas de reconhecido sucesso no que tange a “startups”.

        A UNIG, atualmente, em parceria com SEBRAE atende semanalmente 45 Microempreendedores Individuais(MEI)  e o objetivo para 2014 é de reativar a Empresa Júnior, ampliando os serviços de consultoria para o MEI e pequenos negócios. Eventos como este da FIRJAN , abaixo descrito, oferecem oportunidade de reflexão  e consolida nossa decisão de disponibilizar atividades práticas para os nossos alunos e , ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento da Baixada Fluminense.

        FIRJAN realiza o VII Seminário de Empreendedorismo.

        O Sistema FIRJAN, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL do Rio), e com o apoio dos Conselhos de Jovens Empresários das federações das indústrias do Rio e São Paulo, realizou nesta terça-feira, 12, o VII Seminário de Empreendedorismo, com o tema “Grandes empresas que estão investindo em startups no Brasil”. O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo no Rio, realizada pelo Instituto Endeavor. O encontro foi aberto pelo vice-presidente do Sistema FIRJAN Carlos Gross.

        Para Gross, empreendedorismo e competitividade são as duas palavras mágicas do momento para enfrentar as crises no atual cenário internacional dos negócios. “Mágicas por serem essenciais para a geração de riquezas de um país, para o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Seminário do Empreendedorismo

Vice-presidente Carlos Gross durante a abertura do evento.Fotos/Fabiano Veneza.


        Após a abertura, falou Silvio Meira, professor de Engenharia de Software da Universidade Federal de Pernambuco e responsável pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R, instituto privado que cria soluções inovadoras com tecnologia da informação e comunicação para empresas e indústria.

        Para Meira, todo lugar que tem empreendedorismo de qualidade, de impacto, tem inovação. “Ninguém inova porque quer, é bonito, tem um incentivo de marketing ou do governo. Você inova porque quer agregar competitividade aos seus negócios. Diferenciais competitivos e sustentáveis. Inovadores significam negócios que mudam os seus mercados”.

        Na definição de Meira, “inovação é a capacidade de mudar o comportamento dos fornecedores e consumidores num mercado qualquer. Você só é inovador se for capaz de fazer alguém consumir o que você está fazendo”.

Seminário do Empreendedorismo

Público esteve atento durante a palestra de Silvio Meira.


        Em seguida, o painel sobre “Empresas que investem em startups no Brasil” contou com a participação dos empresários Sergio Yates, responsável pelo programa Acelera Brasil, da Microsoft; e Fernando Taliberti, da TOTVS.

        “A aceleração não é só investimento financeiro, o principal é a relação de parceria, que pode alavancar a empresa através das startups, trazer uma nova forma de pensar e novos modelos de negócios. A questão do investimento é uma forma de diminuir o risco”, disse Fernando. “Trazer startups para dentro da empresa representa muito mais oportunidade do que ameaça”, acrescentou Sergio.

        Para os executivos, “brilho nos olhos, saber ouvir, aprender com os mais experientes e interagir são algumas características para um bom time de startups”. Fernando completou que “é preciso não ter medo de compartilhar sua ideia. Porque contando você vai amadurecer e melhorar cada vez mais. Tem que testar, escutar feedback, estar aberto para evoluir”.

        Na parte da tarde, o tema foi “Startups investidas no Brasil” e teve participação dos empreendedores Felipe Continentino e Pedro Seiler, da Queremos; Thiago Diniz, da Eventick; e Sergio Coutinho, da Sayyou, que venceu o Acelera Startup.

        Queremos é uma plataforma de financiamento coletivo que já realizou mais de 60 shows em seis cidades brasileiras e, desde 2012, funciona também nos Estados Unidos, com o nome de WeDemand! com shows realizados nos EUA e Canadá. A Eventick permite aos organizadores de eventos criar e gerenciar páginas para inscrições online e venda de ingressos de forma simples.

        A Sayyou desenvolveu um equipamento de capina elétrica que elimina o uso de herbicidas com um processo orgânico viável economicamente.

        Para Felipe e Pedro, da Queremos, após a aceleração, “o próximo passo é continuar se preparando para conseguir mais investimento e começar uma outra etapa que é estruturar a empresa, equipe e metas”.

        Já para Sergio, da Sayyou, o próximo passo é realmente montar a empresa para atender o mercado de forma satisfatória. “Investimos o dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, temos o produto pronto e temos os primeiros clientes interessados”.

        No caso de Thiago, da Eventick, participar de uma nova rodada de investidores anjos é o próximo passo porque “além do negócio que já existe, temos um novo modelo de negócio voltado para o mercado corporativo. Precisamos estruturar receitas, custos, vendas”.

VEJA O CARTAZ


Voltar

Rodapé
© 2009 - Portal Universitário - UNIG
Site melhor visualizado na resolução 1024x768 e no navegador Internet Explorer.
Campus I - Nova Iguaçu
Av. Abílio Augusto Távora, 2134
Nova Iguaçu - RJ - Brasil
CEP: 26260-045
Tels.: 0800 021-2013 / (0xx21) 2765-4000
Campus V - Itaperuna
BR-356 / KM 02
Itaperuna - RJ - Brasil
CEP: 28300-000
Tel: (0xx22) 3823-4000