UNIG - Universidade Iguaçu >>> Seu Portal de Educação na Internet <<<
Feliz Natal
Início da Página (ALT + 1) Conteúdo da Página (ALT + 2) Fim da Página (ALT + 3) Ir para a Busca (ALT + 4) Ir para ao Menu (ALT + 5)
Logo da UNIG




Tamanho da Letra: A- A+

LIVRO: MISTANÁSIA: A MORTE MISERÁVEL


Foto I Seminário de Educação, Formação e Diversidade

        O livro “Mistanásia – a morte miserável” analisa o fenômeno da Mistanásia à luz de estudiosos do Direito e da Medicina, com o objetivo de conscientizar a academia e a sociedade a respeito da realidade das mortes precoces e dolorosas da população vulnerável, em razão das más condições de saúde pública e outros fatores sociais.

       A obra aborda uma realidade merecedora de atenção devido às proporções que os efeitos da mistanásia vêm produzindo na sociedade contemporânea brasileira. A Mistanásia – a morte miserável, antes e fora do tempo, em nível social – tem ocorrido de forma progressiva e generalizada no Brasil, haja vista a falência dos serviços assistenciais, a precária situação do sistema de saúde pública, a baixa qualidade de vida, as deficiências de saneamento básico, o submundo da droga, do crime e da violência, e ainda a proliferação de vetores que causam um enorme mal, levando a óbito diariamente a população vulnerável, inclusive crianças – um silencioso holocausto.

        O  Morrem diuturnamente centenas de pessoas que sequer conseguiram obter a qualidade de pacientes em um hospital público, devido à inexistência de vagas nos leitos e à falta de material e aparelhos básicos para atendimento nos ambulatórios – instrumentos simples que poderiam salvar uma vida! Mortes prematuras de vulneráveis, e cada vez mais desumanas, têm sido verificadas no Brasil. Espera-se que as reflexões compartilhadas despertem a sociedade para uma postura de atenção, cuidado e respeito em relação à população que não tem acesso aos direitos básicos garantidos pela vigente Constituição.

       A obra materializa cautelosa pesquisa científica realizada por docentes e estudantes dos cursos de Direito e Medicina da Universidade Iguaçu – Itaperuna e da UFES – Vitória. A Professora da UNIG Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral coordena o grupo de pesquisa BIOÉTICA E DIGNIDADE HUMANA com 20 estudantes-pesquisadores dos cursos de Direito, Medicina e outras áreas e a Professora da UFES Margareth Vetis Zaganelli coordena seu grupo de estudantes de Direito Bioethik. Os artigos nela contidos analisam as interfaces do tema com a Medicina e o Direito, além de abordar assuntos como ausência ou deficiência de saneamento básico, abandono dos hospitais públicos pelo Poder Público, a proliferação de vetores como aedes aegypti e outras formas de morte precoce de pessoas vulneráveis – um estudo acerca do cenário da saúde pública contemporânea, uma realidade diariamente veiculada na mídia, jornais de grande circulação, revistas e telejornais

       Conta-se com Prefácio de renomado autor de vários estudos sobre a temática, Leo Pessini – Professor Doutor no Programa de Pós –graduação stricto sensu de Bioética (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Centro Universitário São Camilo (São Paulo).

       O livro já se encontra disponível no site da Editora Brasil Multicultural, que o editou com esmero. Tão logo seja agendado o lançamento, será divulgado neste site.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Ano: 2016
Autor(es): Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral; Margareth Vetis Zaganelli (Orgs.).

FICHA TÉCNICA
Origem: Nacional
Editora: Brasil Multicultural
Coleção: Bioética e Dignidade Humana
Idioma: Português
Edição: 1
Assunto: Saúde
Ano: 2016
País de Produção: Brasil
ISBN:978-85-5635-001-5
Encadernação: Brochura
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Páginas:344

VALOR UNITÁRIO
R$ 65,00


Voltar

Rodapé
© 2009 - Portal Universitário - UNIG
Site melhor visualizado na resolução 1024x768 e no navegador Internet Explorer.
Campus I - Nova Iguaçu
Av. Abílio Augusto Távora, 2134
Nova Iguaçu - RJ - Brasil
CEP: 26260-045
Tels.: 0800 021-2013 / (0xx21) 2765-4000
Campus V - Itaperuna
BR-356 / KM 02
Itaperuna - RJ - Brasil
CEP: 28300-000
Tel: (0xx22) 3823-4000