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CPA - Comissão Própria de Avaliação: HISTÓRICO

Com o pressuposto de que qualquer ato tem conotação histórica e, conseqüentemente, contextualizada, deve-se descrever o estado de arte da avaliação institucional na UNIG, desde seus primórdios até os dias de hoje.

As atividades da instituição tiveram início em 1970, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu, primeira unidade de ensino superior na região da Baixada Fluminense. Tal pioneirismo deu-se com a implantação dos cursos de Letras, Matemática, Física, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Quatro anos após, em 1974, com a quase totalidade dos cursos iniciais, já reconhecidos, ocorreu a implantação da Faculdade de Direito, atendendo às mais legítimas aspirações da comunidade iguaçuana.

Em 1973 foi registrada a Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu - SESNI, mantenedora da futura UNIG.

Em 1975 foi criada a Faculdade de Ciências Médicas de Nova Iguaçu, que representou passo decisivo para o enfrentamento dos graves problemas de saúde da população local.

Em 1990 ficaram constituídas as Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu.

A Universidade Iguaçu - UNIG - foi constituída pela transformação das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu em instituição universitária e reconhecida pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993.

A Avaliação Institucional inicou-se em 1994, logo após a publicação do Documento Básico do PAIUB, que definia a metodologia básica a ser adotada pelas universidades na implantação do processo avaliativo.

Em 1995, pela Portaria GR nº 082/95, de 20 de março de 1995, foi designada a Comissão de Avaliação Institucional - COMAVI. Atualmente denominada CODAI.

Em 1998, em caráter de pré-teste, foi realizado um levantamento sobre o primeiro semestre de 1997, contando com a opinião de professores, funcionários, alunos e ex-alunos a respeito da situação da UNIG. Este levantamento contribuiu para a definição de metas e estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional e para o aperfeiçoamento do processo avaliativo.

No segundo semestre de 1999, foi realizada a primeira auto-avaliação institucional. O Relatório da Avaliação Institucional foi divulgado à comunidade acadêmica durante o primeiro semestre de 2000.

A partir de 2003, com a introdução do modelo de gestão participativa, por iniciativa da Reitoria, mais um ciclo do Processo de Avaliação Institucional foi iniciado. Houve mudanças significativas no projeto inicial com a instituição dos Fóruns de Avaliação Institucional, pela participação de todos os integrantes do corpo social da instituição. Cada indicador e instrumento foram discutidos e legitimados em construção coletiva.

Os que conhecem o processo de avaliação institucional podem dimensionar o caminho a ser percorrido para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação. Todas as etapas são construídas de modo dialético e gradativo, mas não fragmentário, porquanto avaliar é também conhecer para transformar. É importante que todos os integrantes da comunidade tenham o pertencimento do processo de avaliação e possam avaliar a necessidade de agir sobre seus resultados.

Pelo exposto acima, a UNIG sempre reconheceu a importância da avaliação como um processo, por meio do qual a Instituição busca atingir, de forma mais eficiente e efetiva, o conhecimento de sua dinâmica, de seu modo de inserção na sociedade. Conseqüentemente, subsidiar a sua permanente reconstrução como instituição comprometida com o espaço social que ocupa.

Com a aprovação, pela Resolução CONSEPE nº 158/2003, do novo PDI - 2004/2013, diretriz maior da UNIG, e em função da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), deu-se inicio ao processo de análise/reflexão para a construção coletiva do novo projeto de auto-avaliação.


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