O evento

Participe do I Colóquio da EaD

A UNIG através do Núcleo de Educação a Distância nesse novo cenário mundial a qual a Pandemia do Coronavírus vem realizar o seu papel de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão, através do seu novo projeto institucional denominado Colóquio EaD.

O Projeto Colóquio EaD tem como objetivo focal trazer a luz da sociedade temas relacionados com a Educação a Distância que fomentam a discriminação e o preconceito à metodologia, como estratégia de desvelar a metodologia a distância.

O Primeiro Colóquio EAD vai trazer um espaço de reflexão, via as redes sociais, com a possibilidade de vivenciar e refletir “questões” com a participação de pessoas relacionadas com os vários aspectos da Educação a Distância: Metodologia Tecnologia, Pedagogia, Andragogia, Heutagogia.

“Não dizemos mais que a escola é a mola das transformações sociais. Não é, sozinha. As tarefas de construção de uma democracia econômica e política pertencem a várias esferas de atuação da sociedade, e a escola é apenas uma delas. Mas a escola tem um papel insubstituível quando se trata de preparação das novas gerações para enfrentamento das exigências postas pela sociedade moderna ou pós-industrial, como dizem outros. (…) A escola tem, pois, o compromisso de reduzir a distância entre a ciência cada vez mais complexa e a cultura de base produzida no cotidiano, e a provida pela escolarização. Junto a isso tem, também, o compromisso de ajudar os alunos a tomarem-se sujeitos pensantes, capazes de construir elementos categoriais de compreensão e apropriação crítica da realidade. Diante dessas exigências, a escola precisa oferecer serviços de qualidade e um produto de qualidade, de modo que os alunos que passem por ela ganhem melhores e mais efetivas condições de exercício da liberdade política e intelectual. É este o desafio que se põe à educação escolar neste final de século. Para isso, professores são necessários, sim. Todavia, novas exigências educacionais pedem às universidades e cursos de formação para o magistério um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais, dos meios de comunicação. O novo professor precisaria, no mínimo, de uma cultura geral mais ampliada, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, domínio da linguagem informacional, saber usar meios de comunicação e articular as aulas com as mídias e multimídias. Para isso, há muitas outras tarefas pela frente. É preciso resgatar a profissionalidade do professor, reconfigurar as características de sua profissão na busca da identidade profissional. (….)  Faz-se necessário, também, o intercâmbio entre formação inicial e formação continuada, de maneira que a formação dos futuros professores se nutra das demandas da prática e que os professores em exercício frequentem a universidade para discussão e análise de problemas concretos da prática. ” (LIBÂNEO,2000)

A UNIG através do Núcleo de Educação a Distância nesse novo cenário mundial a qual a Pandemia do Coronavírus vem realizar o seu papel de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão, através do seu novo projeto institucional denominado Colóquio EaD.

O Projeto Colóquio EaD tem como objetivo focal trazer a luz da sociedade temas relacionados com a Educação a Distância que fomentam a discriminação e o preconceito à metodologia, como estratégia de desvelar a metodologia a distância.

O Primeiro Colóquio EAD vai trazer um espaço de reflexão, via as redes sociais, com a possibilidade de vivenciar e refletir “questões” com a participação de pessoas relacionadas com os vários aspectos da Educação a Distância: Metodologia Tecnologia, Pedagogia, Andragogia, Heutagogia.

Refletir a partir da realidade vivida no cenário atual da pandemia mundial do CONVID-19 sobre as práticas docentes.

  1. Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e equipe;
  2. Coordenação de Extensão;
  3. Coordenação de Atividades Complementares;
  4. Equipe do Marketing;
  5. Coordenação de TI.

A UNIG foi reconhecida pelo MEC a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seção I, pág. 14017. Tem como mantenedora a Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu – SESNI, entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com sede e foro na cidade de Nova Iguaçu – Estado do Rio de Janeiro. A UNIG integra, presentemente, dois campi, a saber: Campus– Nova Iguaçu e Campus– Itaperuna. Tem como sede o Campus Nova Iguaçu, através do qual interage, nos âmbitos social, econômico, cultural e político com a Baixada Fluminense e com o Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, onde funciona o Campus – Itaperuna. Iniciando suas atividades, em 1970, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu foi a primeira unidade de ensino superior da Baixada Fluminense.

Em 10 de setembro de 2019, a UNIG dá mais um passo importante em sua trajetória de 50 anos! Fica credenciada por 10 anos com nota 5, através da Portaria 1.584, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

A UNIG lançará no segundo semestre de 2020 14 cursos de graduação e inúmeros cursos de pós-graduação, nas diversas áreas do conhecimento.

Desvelar a inercia das instituições de ensino superior e dos cursos de formação docente, nas últimas duas décadas, frente o papel institucional do que Libâneo (2000) sinalizou como, novas exigências educacionais, referindo-se principalmente, na formação de um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais, dos meios de comunicação.

  1. Os convidados do I Colóquio da EaD, deverão atuar na educação em qualquer nível de ensino, tanto na modalidade presencial ou na modalidade EaD;
  2. Teremos dois encontros Síncronos utilizando a ferramenta Zoom, onde será transmitida simultaneamente para o canal do Youtube e do Facebook da UNIG EaD;
  3. Teremos várias salas virtuais de debate delineadas por subtemas;
  4. Cada participante deverá ter acesso a internet e a um computador.

O colóquio UNIG EaD será realizado em dois momentos distintos.

O primeiro momento será presencial, em formato de Live, sendo transmitido pelo canal do Youtube e por outras mídias sociais que a equipe de Marketing estabelecer e conduzido pela equipe de coordenadores do Colóquio UNIG EaD.

O segundo momento será a disponibilização de todas as salas virtuais de debate que terão os conteúdos divididos pelos blocos determinantes: Educação Básica e Ensino Superior.

Ficando assim delineado:

  • Dia 24/06: Educação Básica;
  • Dia 25/06: Ensino Superior.

Programação com Transmissão ao Vivo à partir das 16h

Tema da Sala 1: O desvelar da formação do professor na Pandemia do Covid-19
Coordenadores: Claudia Antunes Ruas Guimarães, Paula Guidone, Andrea Campelo e Bruno Bonfante
Convidados
: Professores: Aline Lira, Rita Glória, Fábio Marques, Laércio Martins, Rodrigo Marra e Mirian

Tema da Sala 2: O desvelar da formação do professor na Pandemia do Covid-19
Coordenador: Claudia Antunes Ruas Guimarães, Paula Guidone, Andrea Campelo e Bruno Bonfante
Convidados
: Professores: Aline Lira, Rita Glória, Fábio Marques, Laércio Martins, Rodrigo Marra, Ricardo Marciano e Jardinete.

Salas Virtuais de Debate

Sala Virtual de Debate 1:
Educação Básica (Infantil e 1º segmento do EF)
Coordenador: Claudia Antunes Ruas Guimarães
Tema da Sala Virtual: Os desafios da Educação Infantil e do 1º segmento do EF na pandemia.
Convidados: Virgínia Borges, Maria Madalena, Vania dos Santos Lessa e Cristiane de Oliveira Gloria.


Sala Virtual de Debate 3:
Os aspectos psicológicos, sociais e ergonômicos cognitivos que envolvem o profissional da Educação nesse momento da pandemia.
Coordenadores: Antônia Machado, Selma Sardinha, Paula Guidone, Suziane Mendonça, Raphael Pacheco
Tema da Sala Virtual: Os impactos da auto regulação docente em períodos de Pandemia.
Convidados: Rafael Pacheco, Suziane e Paula Guidone


Sala Virtual de Debate 5:
Educação de Jovens e Adultos
Coordenadores: Denilson Costa e Telma Ardoim
Tema da Sala Virtual: Aprendendo a utilizar as TDCI’s: uma nova relação com o Ensino Aprendizagem no Ensino de jovens e Adultos
Convidados: : Rosalva Maria Gomes de Araújo Oliveira e  Rodolfo Gomes de Araújo Oliveira


Sala Virtual de Debate 7:
Educação Básica( Fundamental II e Médio)
Coordenadores: Marcos Cruz e Vitor Rosa
Tema da Sala Virtual: Um olhar crítico na formação docente: a experiência do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de COVID-19
Convidados: Ana Cristina Araújo e Aline Figueira Lira


Sala Virtual de Debate 9:
Educação Profissional( Formação de professores e ensino técnico)
Coordenador: Sidnei Castilhos
Tema da Sala Virtual: Os desafios da educação profissional na contingência da pandemia
Convidados: Marcos Pastana e Regina Lima


Sala Virtual de Debate 10:
Educação Especial
Coordenadores: Simone Barros e Andrea Matias
Tema da Sala Virtual: Educação Especial
Convidados: Célia Domingues da Silva e Christina Holmes Brazil

Sala Virtual de Debate 2:
Atividades Complementares um caminho para a atualização curricular?
Coordenador: Andrea Campelo
Tema da Sala Virtual: Atividades Complementares um caminho para a atualização curricular?
Convidados: Sileno Correa Brum e Kátia Lúcia Fentanez Rodrigues Mattos


Sala Virtual de Debate 4:
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Coordenadores: Bruno Bonfante
Tema da Sala Virtual: Impactos da LGPD no Ensino Superior


Sala Virtual de Debate 6:
O marketing pessoal e os docentes no momento da pandemia( cenário, desafios e oportunidades)
Coordenador: Luiz Nunes
Tema da Sala Virtual: Marketing Pessoal para docentes em momentos de crise!
Convidados: Emir Koureche, Carlos Augusto Oliveira, José Godinho, Marcelo Farias, Fernando Monteiro, Fabio Maia, Ricardo Machado.


Sala Virtual de Debate 8:
Ensino Superior (Formação Docente)
Coordenador: Ricardo Marciano
Tema da Sala Virtual: Docente e sua  formação tecnológica
Convidados: Cláudio Bispo de Jesus da Costa / Rute Candida de Freitas


Sala Virtual de Debate 11:
Educação a Distância
Coordenadores: Karoline Salles