profissionais-da-saude-fazendo-simbolo-de-time-com-as-maos
  

Homenagem aos profissionais da saúde

Precisamos conversar sobre os profissionais da área da saúde!

via GIPHY

 

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em tempos de pandemia do coronavírus, este dia torna-se ainda mais simbólico. Todos sabemos da importância dos profissionais da saúde, mas em momentos como este torna-se latente a entrega destes que não possuem a opção de ficar em casa protegendo a si mesmos e as suas famílias.
Enquanto podemos ficar em nossas casas, cuidando para que a doença não nos atinja, os profissionais da saúde estão na tão falada “linha de frente”, nos hospitais cuidando dos pacientes infectados e dando todo o suporte necessário, mesmo diante da falta de recursos e do parcial desconhecimento da doença.
Com certeza ao pensar em profissionais da saúde nos vem logo em mente os médicos, que colocam em risco suas vidas para atender os casos de Covid-19 e dos demais pacientes que não deixam de ficar doentes ou de sofrerem acidentes, das longas e exaustivas horas de plantão, do medo de contaminar seus entes queridos ao voltar pra casa e do desgaste emocional diante dos efeitos de uma pandemia.

via GIPHY

 

Porém, não podemos deixar de homenagear os demais profissionais que também são de suma importância na área e que também se colocam diariamente em risco por nós.
Precisamos lembrar das enfermeiras que se desdobram para oferecer conforto, medicação e todos os cuidados que um paciente precisa receber durante seu tratamento, dos fisioterapeutas que cuidam da fisioterapia respiratória de pacientes intubados e com dificuldade de respiração, dos cientistas, biólogos e farmacêuticos que incansavelmente procuram vacinas e remédios para conter a doença e dos profissionais de educação física que estão oferecendo aulas virtuais para que o nosso corpo continue em movimento e com boa imunidade.

via GIPHY

 

“Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia.” Foi com estas palavras que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres declarou gratidão aos profissionais da saúde em seu pronunciamento especial neste ano de 2020, que vem sendo particularmente difícil para a saúde mundial.
Nós da UNIG temos muito orgulho de anualmente formar centenas de novos profissionais preparados para fazer a diferença e dedicar suas vidas pelo bem- estar da população.
A todos os profissionais e estudantes da área da saúde, neste e em todos os dias, o nosso muito obrigada!

 

via GIPHY

Notícias – Universidade Iguaçu
  

10 boas notícias sobre o coronavírus

Uma pandemia é a transmissão e contaminação eficaz e contínua em mais de 3 regiões geográficas distintas.

Porém, além da pandemia do coronavírus, estamos vivenciando também a pandemia do medo. Por ser um vírus ainda desconhecido de muitas formas, a população mundial está em pânico, o que vem sido piorado pelas notícias falsas e a divulgação do assunto 24h por dia em todos os meios de comunicação.

De acordo com a matéria publicada Ignácio López-Goñi, Professor de Microbiologia da Universidade de Navarra no The Conversation, o coronavírus “não é sinal de morte”, na maior parte dos casos.
O pesquisador afirma ainda que “nunca estivemos tão bem preparados para combater uma pandemia”.

Vamos então às boas notícias sobre o tema, de acordo com Ignácio:

1- Já sabemos quem é

No caso da AIDS, o vírus foi descoberto em junho de 1981 e somente dois anos depois foi possível identificar o vírus responsável pela doença.

Já o coronavírus, teve uma identificação muito rápida. O primeiro caso foi diagnosticado em 31 de dezembro de 2019 e no dia 7 de janeiro de 2020 a China já havia identificado o vírus.

Sabemos que se trata de um vírus altamente mutável, do grupo 2B da família SARS. A doença recebeu o nome de COVID19.

2- Já sabemos como detectá-lo

Desde o dia 13 de janeiro já está disponível para o mundo inteiro o teste de detecção do vírus. De acordo com Ignácio, este teste está sendo constantemente aperfeiçoado, tendo sua sensibilidade e eficácia avaliadas.

3- A situação da China está melhorando

As medidas de controle adotadas pela China estão dando excelentes resultados. Os números de casos estão diminuindo a cada dia e hospitais provisórios já puderam ser fechados. Outros países como Coreia do Sul e Singapura também estão tendo maior controle dos casos diagnosticados.

4- 80% dos casos são considerados leves

A doença apresenta sintomas leves em 81% dos casos e em 14% pode causar pneumonia grave. Para pacientes abaixo de 40 anos, a taxa de mortalidade é de 0,2%.

5 – Existe cura

A mídia vem anunciando o crescimento dos casos confirmados e o número de mortes. Apesar de ainda serem números assustadores e que precisam ser controlados rapidamente, Ignácio afirma que há 13 vezes mais casos de cura do que de morte referentes ao coronavírus. Ele afirma ainda que esta média cresce a cada dia.

6- Menores de idade possuem menos chances de contaminação

Apenas 3% dos casos diagnosticados foram de crianças, sendo este grupo portador de sintomas tão leves que passam despercebidos.

7- O vírus é facilmente inativado

A maneira mais fácil de inativar o vírus é lavando as mãos com água e sabão a todo momento. Utilizar álcool gel quando não há possibilidade de lavar as mãos também é considerado eficaz.

Em superfícies, o vírus é inativado em apenas um minuto ao entrar em contato com álcool a 62-71%, peróxido de hidrogênio (água oxigenada a 0,5%) ou hipoclorito de sódio (alvejante a 0,1%).

8- Mais de 600 artigos científicos já estão disponíveis

Os trabalhos tratam de vacinas, epidemiologia, tratamentos, genética, filogenia, diagnósticos e tratamentos.

9- Já existem vacinas sendo testadas em todo o mundo

Diversas empresas já estão desenvolvendo vacinas. Recentemente os EUA já anunciaram o início da fase de testes em humanos. Já a Espanha está trabalhando em vacinas contra o coronavírus há vários anos.

10- Antivirais estão sendo desenvolvidos

Mais de 80 ensaios clínicos estão em desenvolvimento. De acordo com Ignácio, “antivirais foram utilizados para outras infecções e sabemos que são seguros.”

Agora que já temos boas notícias sobre o COVID19, que tal continuarmos a evitar o contágio tomando as devidas medidas de precaução, buscando não gerar ainda mais pânico? Compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares e vamos juntos aumentar a conscientização da população!

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Dia da Mulher – Estética e Cosmética

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o curso de Estética e Cosmética ofereceu gratuitamente os serviços de higienização facial e design de sobrancelhas para as alunas do turno da noite.
A ação, que aconteceu no hall do Bloco K, contribuiu com a melhora da autoestima das nossas alunas e como sempre foi um sucesso!

Confira algumas fotos do que rolou por lá!

IMG_2358-min
  

Acolhimento dos Calouros – Nova Iguaçu

Na UNIG calouro tem trote, mas também tem carinho! Saiba mais sobre o Acolhimento, evento da UNIG para dar as boas-vindas aos calouros!

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a UNIG promoveu o Acolhimento dos calouros. Esta recepção é algo que vem sendo feito pela instituição e pelo GAPP- Grupo de Apoio Psicopedagógico há alguns anos. Porém, de 2018 para cá, a UNIG tem investido cada vez mais na recepção dos novos alunos.

Acreditamos que o aluno precisa se sentir acolhido e bem recebido pela instituição, visto que este momento é um divisor de águas nas vidas dos que estão chegando à graduação. Por isto, a intenção do acolhimento é informar sobre locais importantes, métodos de ensino, eventos institucionais e infraestrutura do campus, dentre outras informações pertinentes ao começo de suas trajetórias acadêmicas.

De acordo com Kátia Mattos, coordenadora do GAPP, “a realização do projeto Acolhimento tem como um dos objetivos principais fortalecer a criação de vínculos com os novos discentes, assegurando o apoio socioafetivo e apresentando a instituição como um local onde a união, a inclusão e a convivência com as diferenças estão sempre presentes”.

Para isto, os calouros foram recebidos com um kit de boas-vindas contendo informações essenciais sobre a UNIG, um bate-papo com os responsáveis pelos principais setores da universidade, uma palestra motivacional com a Coach Fernanda André e sorteio de brindes para alegrar ainda mais o dia.

Palavras como incentivador, motivador e preparador foram as mais ditas pelos alunos ao saírem do evento. Como foi citado na abertura pela Coordenadora de Extensão Paula Guidone, esta jornada não será fácil, mas com dedicação e o devido esforço ela certamente será transformadora.

Nossa missão é formar para transformar e esta transformação se inicia logo na primeira semana de aula!

 

Confira algumas fotos do evento:

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Prova para novos participantes da Liga de Cardiologia de Nova Iguaçu – LICANI

Data: 10 de março

Horário: 15h

Local: Laboratório de Habilidades

Público-alvo: acadêmicos do curso de Medicina

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Processo Seletivo Lashimi – UNIG Nova Iguaçu

A Liga Acadêmica de Semiologia e Habilidades Médicas Integradas já está com vagas abertas para novos ligantes.
São 5 vagas e podem participar alunos a partir do 2o período.
Inscrições na secretaria.

Valor: R$ 20,00
A prova ocorrerá no dia 05/03/2020 no Auditório do Laboratório de Habilidades Médicas (localizado no térreo do bloco E) às 17h.

Maiores informações no Instagram da Liga @lashmiunig

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Presidente do Crea-Rj Engenheiro Luiz Consenza entrega carteiras profissionais para alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Iguaçu – UNIG

A Universidade Iguaçu (UNIG) campus Nova Iguaçu, realizou na noite de 18 de janeiro de 2020, a colação de grau do curso de Engenharia Civil. A solenidade ocorreu no Auditório do bloco K no campus. Nesta solenidade foram homenageados o presidente do Crea e vários professores por sua dedicação à docência.

Presidente do CREA/RJ, Professores homenageados e alunos

 

Durante a solenidade o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rio de Janeiro (Crea-RJ), Engenheiro Luiz Consenza, que participou da mesa de honra, entregou aos formandos do curso de Engenharia Civil a carteira profissional do Conselho, ato este que possibilita ao egresso adentrar ao mercado de trabalho.

Professores homenageados Engenheira Giana, Luiz Carlos, Engenheira Gisele Dornelles, Engenheiro Marco Aurélio, Professor Sandro Luiz  e o Presidente do CREA/RJ  Engenheiro Luiz Consenza  ao centro

 

O presidente do CREA/RJ agradeceu em seu discurso o convite enfatizou a importância da ética profissional, orientou aos alunos a ter compromisso com a sociedade no exercício profissional e enfatizou que a partir da entrega das carteiras os egressos farão parte de um grupo seleto de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua, pois com o Crea, o profissional possuirá atribuição de exercer suas atividades legalmente,

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unig, campus de Nova Iguaçu, a Engenheira Gisele Dornelles, destacou ao presidente ¨que muito nos honrou a vossa presença a esta solenidade e que a Universidade Iguaçu tem em seu compromisso, desde a criação tanto com os alunos e com a sociedade promover um curso que agregue a sociedade profissionais de excelência¨. Para os alunos enfatizou “ que este momento é o começo de uma nova jornada e que a profissão requer uma formação continua. E que lá fora é um oceano de oportunidade, e vocês formandos, foram preparados para propor mudanças que contribuam para a construção de sociedade melhor, mais ético e sustentável”.

Os Alunos Rafael de Freitas e Felipe Moura declararam estar muito honrados com a presença do presidente e principalmente em receber a carteira de suas mãos que foi um grande momento de felicidade.

Alunos Rafael de Freitas e Felipe de Moura e Coordenadora do Curso Engenharia Civil Gisele Dornelles

 

residencia-medica-2020 (1)
  

Processo Seletivo de Residência Médica 2020

Processo Seletivo de Residência Médica 2020

 

Programa: Medicina de Família e Comunidade

Número de vagas: 02

Inscrições: 15/01/2020 a 06/02/2020

Prova: 08/02/2020

Coordenação do Curso: Prof. Dr. Helder Martins Figueira (Campus Itaperuna)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4638409449663176

 

O Curso Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é ofertado no Campus Itaperuna, em turno integral, com duração mínima de 02 anos.

 

Corpo Docente (Campus Itaperuna)

CAMILA KELLY PEREIRA

FABIANO BIANCHI

GEOVANA BERTOLDI DEFAFERI

JOSÉ FERNANDES VILAS NETTO TIRADENTES

HELDER MARTINS FIGUEIRA

Contato – Campus V

Telefones da FaCBS

Coordenação de Medicina (Campus V): (22) 3823-4033

E-mail: medicina@campus5.unig.br

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Captação de pacientes para procedimento de Bichectomia

Os alunos do curso de Pós-graduação Harmonização Orofacial estão selecionando pacientes para o seguinte  procedimento:

– Bichectomia

Obs: O procedimento será feito mediante avaliação e exames.

A bichectomia é uma cirurgia plástica que realiza a  retirada de tecido gorduroso na região das bochechas. A remoção da gordura é realizada nas bolsas de bichat, situada entre a maçã do rosto e a mandíbula.

Atendimento para os dias 14 de Janeiro.

Horário: 13h às 16h30.

Local: Clínica de Ortodontia da UNIG

Agendamento pelos telefones:
(22) 99721 1788

Melhor-curso-de-Direito-da-Regiao-thumb
  

AQUI NÓS TEMOS O MELHOR CURSO DE DIREITO DA REGIÃO!!

O curso de Direito da UNIG de Itaperuna atingiu o maior CPC contínuo e Conceito 4 no MEC, sendo oficialmente reconhecido como o MELHOR CURSO DE DIREITO DO NOROESTE e NORTE FLUMINENSE, ficando como o 6° melhor curso de direito de todo o estado do Rio de Janeiro dentre as IES particulares segundo dados do MEC.

O resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC) foi divulgado no dia 12/12/2019 pelo INEP. O CPC é o indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Indicador de Diferença entre os desempenhos observados e esperados (IDD) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

As instituições particulares têm a maior participação no ensino superior em número de matrículas e cursos.

Para acompanhar o resultado e conhecer melhor todo o processo de avaliação, acesse: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6777662

Venha estudar no melhor Curso de DIREITO da região NOROESTE FLUMINENSE, venha para a UNIG!