2017-08-14-13-13-23-1000×667
  

Como estudar em casa

Como nós já sabemos, época de quarentena não é férias e o semestre ainda está aí para ser enfrentado. Porém, como podemos nos adaptar a essa nova realidade de ensino a distância?

 

Vamos listar aqui algumas dicas para que essa rotina seja mais proveitosa e dinâmica. Mas lembre-se, cada pessoa reage e aprende de uma forma diferente! Portanto, adapte as dicas para as suas necessidades e a sua realidade.

 

 

  • Estabeleça uma rotina

 

 Esta com certeza é a dica mais difícil, mas vem em primeiro lugar por ser a mais importante. O ideal é separar o mesmo horário todos os dias como no ensino presencial. Porém, caso não seja possível, siga a rotina de horários a risca.

 

Isto porque o nosso cérebro entende que aquele horário é destinado para aquela atividade e se concentra muito melhor. A flexibilidade nos faz priorizar as atividades “mais legais” e acaba por deixar pouco tempo ou um tempo improdutivo, quando nosso cérebro já está cansado das atividades do dia.

 

Entenda que estudar não é uma obrigação e sim um hábito. É preciso estar motivado e ter disciplina pois as distrações de casa são bastante convidativas. Mantenha em mente os seus objetivos e sua motivação. Em dias de baixa motivação, alie-se a sua disciplina pois um dia perdido pode acarretar vários problemas ao longo do semestre. Lembre-se do que você deseja para o seu futuro e mãos a obra!

 

Dica: de acordo com a Revista Superinteressante “o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11h”

 

 

 

 

  • Separe um local fixo para os estudos

 

Determinar um local para estudar todos os dias é a melhor forma de ensinar o cérebro a reconhecer o momento. Mudar toda hora de local causa uma quebra na rotina e uma consequente perda de produtividade.

 

Escolha um local confortável, silencioso, bem iluminado e com espaço suficiente para que todo o material necessário possa estar posicionado. Mas não exagere no conforto, vá para bem longe da sua cama!

 

  • Separe o material a ser utilizado

 

Nada de levantar a todo momento para pegar água ou aquela borracha esquecida. Separe o material e confira antes de começar a estudar. Pode parecer algo simples, mas isto é um dos maiores fatores de distração. Antes de começar a estudar faça uma lista de tudo o que será necessário e posicione-os. Isto diminuirá o tempo gasto diariamente para começar e aumentará a produtividade.

 

 

 

  • Evite distrações

 

Em primeiro lugar, celular no silencioso. Afinal de contas, você não utiliza o aparelho em sala de aula, não é mesmo? Vale também avisar aos familiares e amigos que você estará indisponível pelo tempo que durar a sua rotina de estudos. Desconecte-se de tudo o que gerar distração, isso vale para celular, redes sociais, e-mails, notícias e até mesmo a nossa querida geladeira!

 

 

  • Determine metas e recompensas

 

Pode parecer estranho mas essa é a principal parte de qualquer tipo de planejamento. Pequenas metas e recompensas farão com que seu cérebro entenda que tem uma tarefa importante a cumprir e despertam a sensação de realização ao serem alcançadas. Determine metas possíveis pois a frustração pode ser o grande vilão da sua rotina.

 

 

 

  • Inclua pausas para descanso

 

Segundo especialistas, a cada 1 hora de estudo o cérebro precisa de 10 minutos de descanso. Isto faz com que a mente relaxe e volte mais preparada para o aprendizado. Mas este tempo pode variar de pessoa para pessoa. Por isto, utilize os primeiros dias para entender o funcionamento do seu corpo e estabeleça quais serão as suas pausas. Tome cuidado para não exagerar nem nos estudos e nem no descanso. Equilíbrio é a palavra-chave para o sucesso dos estudos em casa.

 

 

 

 

  • Anote todas as dúvidas e consulte seu professor

 

Muitas pessoas acham que estudar em casa significa não ter toda a estrutura do ensino presencial, o que é uma grande ilusão. Seus professores e colegas de turma continuam lá para auxiliar o seu progresso. Não hesite em consultar seu professor para tirar aquela dúvida cabeluda, mas não atrapalhe o fluxo de estudos. Tenha a mão um local para anotar todas as dúvidas que surgirem ao longo do dia. No final do tempo estabelecido, separe alguns minutos para buscar a solução para as questões previamente separadas.

 

 

 

 

  • Busque conhecimento a mais

 

Utilize o tempo e a tecnologia a seu favor. Anote todas as questões que deseja saber mais e reserve um tempo do seu dia para fazer pesquisas na internet sobre tais temas. Isto enriquece o conhecimento e auxilia na aprendizagem.

 

 

  • Utilize apps para facilitar o processo

 

 

Atualmente é muito fácil encontrar ferramentas que auxiliam os estudantes das mais diversas formas. Algumas oferecem conteúdo e outras auxiliam na organização. Listamos aqui algumas ferramentas para todos os tipos de necessidade. Utilize a que mais se encaixar na sua rotina.

 

  • Google Acadêmico
  • Google Agenda
  • MecFlix
  • Wattpad
  • Evernote
  • Me Salva

 

 

Agora que você já sabe o que fazer, é hora de colocar em prática! E se tiver alguma dica especial para aumentar a produtividade não esqueça de compartilhar com a gente!

 

Desejamos que sua volta às aulas seja um sucesso!

portrait-of-a-cheerful-young-woman-PNY3A8E-min
  

Dia mundial da felicidade – 10 filmes felizes para ver na Netflix

Hoje, dia 20 de março, é o Dia Internacional da Felicidade. E também não podemos esquecer que SEXTOU! Mas sextou dentro de casa, de quarentena. Por isso, nada melhor do que aproveitar a primeira sexta da quarentena junto com a Netflix.

 

Para te ajudar a escolher o que assistir no Dia da Felicidade, fizemos para alunos e funcionários da UNIG a seguinte pergunta: qual filme te deixa feliz?

 

 

Ygor Fernandes – UNIG Digital

 

AS BRANQUELAS

 

“As Branquelas é um filme atemporal. Impossível não rir um milhão de vezes das mesmas cenas e piadas. Com certeza é um filme que me deixa feliz.”

 

 

Karla Raunheitti – Assessoria de Marketing

 

MAMMA MIA!

 

“Um filme que tem Meryl Streep, músicas do ABBA e a Grécia como cenário não tem como ser ruim! Impossível não se contagiar e não sair dançando ‘Dancing Queen’ pela sala. Pode não ser uma história profunda mas é leve, divertido e atemporal! Mas cuidado, a vontade de comprar um ingresso pro espetáculo original da Broadway é inevitável!”

 

 

Vânia Aniz – GAPP – GRUPO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

 

COMER, REZAR E AMAR

 

“Esse filme me inspirou a fazer uma das viagens mais incríveis da minha vida, para a Índia. Ele está muito ligado a autoestima e é uma historia onde você faz um mergulho pra dentro de si mesmo, convive consigo mesmo, se escolhe… me faz muito feliz ver e poder indicar essa história”

 

 

Ana Paula Lopes – CEP – Comitê De Ética e Pesquisa em Seres Humanos e aluna do 8º período de Enfermagem

 

PARA TODOS OS GAROTOS: PS. AINDA AMO VOCÊ

 

“Esse filme me deixa muito feliz porque é a história de um amor que deu certo. Mesmo depois de tudo, no final eles foram felizes com suas escolhas”.

 

 

Natasha Rodrigues – Consultoria Jurídica e aluna do 3º período do curso de Direito

 

UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE

 

 

“Todos os filmes do Adam Sandler me fazem feliz, mas esse em especial porque retrata o amor de um tio por seus sobrinhos através das histórias que ele inventa para animar as crianças. Mostra o amor familiar, tão importante para superarmos os dias atuais.”

 

 

Charbele Ganimi – Pró-Reitoria Acadêmica

 

DIVERTIDAMENTE

 

 

 

“Apesar de amar muitos desenhos, escolhi Divertidamente porque ele consegue me tirar da realidade terrível que estamos vivendo no momento”

 

 

 

Paula Guidone – Coordenação de Pós-graduação e Extensão

 

TURMA DA MÔNICA TOY

 

“Com três filhos pequenos e um deles viciado em Netflix, só consigo assistir filmes e desenhos infantis. Escolhi o Turma da Mônica Toy porque é um sucesso lá em casa e é isso o que me faz feliz, ver um filme ou desenho e ter um tempo de qualidade e lazer com os meus baixinhos”

 

 

Marcos Vinícius – Aluno do 4º período de Fisioterapia

 

EU SOU A LENDA

 

 

“Will Smith e monstros no mesmo filme é felicidade instantânea pra mim!”

 

Alexandre Santiago – Núcleo de Informática

 

TRILOGIA DE VOLTA PARA O FUTURO

 

“Assistir esses filmes me faz feliz pois me remetem a minha infância e continuam interessantes até hoje.”

 

 

Ele mesmo – O Estagiário da UNIG Digital

 

À PROCURA DA FELICIDADE

 

 

“ Para retratar esse dia dentro das telonas, A Procura da Felicidade é o filme ideal. Protagonizado por Will Smith e seu filho, a trama aborda a ascensão de um pai ao querer oferecer tudo de melhor para seu filho e esposa. Entre altos e baixos, você se emociona e torce para o protagonista conquistar o que tanto deseja e, mesmo com todas as dificuldades, nunca desiste. É um filme maravilhoso que emociona do início ao fim.”

 

 

 

E você? Conta pra gente o filme que faz feliz e vamos ampliar essa corrente de recomendações!

 

Notícias – Universidade Iguaçu
  

8 formas de entretenimento durante a quarentena

De quarentena sim, entediado jamais!! Confira 8 maneiras de se entreter e cuidar da saúde mental durante este período.

——————————————————————————————————–

Já sabemos que durante a quarentena o recomendado é ficar em casa e que a maioria dos locais de lazer estão fechados. Mas isso não significa que este período de cuidado precisa ser tedioso.

Além dos memes espalhados por todos os lados da internet, também existem diversas outras formas de entretenimento disponibilizados para este momento. Empresas do mundo inteiro estão se solidarizando e investindo em disponibilizar entretenimento virtual.

Fizemos uma lista de 8 coisas seguras pra se entreter em casa durante a quarentena:

1- Use e abuse do delivery

Miojo? Invenções suspeitas? Não precisa disso! Uma grande parte dos restaurantes estão com seus sistemas de delivery a todo vapor. Caso queira dar uma voltinha (com responsabilidade), você também pode pegar no local e comer em casa. Os restaurantes estão adotando medidas ainda mais rigorosas de higiene para manter o funcionamento e muitos, como a Domino’s, já estão investindo em entregas sem contato direto, para proteger tanto o entregador quanto o cliente.

Sempre que possível, dê uma força para aquele restaurante pequeno e delicioso perto da sua casa. Vamos ajudar os pequenos comerciantes a passarem por esse período difícil da economia.

2- Sinal aberto de TVs e plataformas de streaming

Empresas de Tv a cabo como SKY, NET, Vivo, Oi e Claro estão oferecendo diversos canais com sinal aberto. Tem filmes, séries, esportes, notícias, canais infantis e entretenimento para todos os gostos! Plataformas de streaming como a Disney, o Spcine e o Globoplay também liberaram o acesso por 30 dias para não assinantes.

3- Lives musicais no Instagram

Vários artistas estão fazendo verdadeiros shows nas salas de suas casas e transmitindo ao vivo pelas redes sociais. Chris Martin do Coldplay, John Legend, Miley Cyrus e Paula Fernandes são alguns exemplos de artistas que já fizeram e ainda farão isto. Fique de olho no seu artista preferido, são grandes as chances dele fazer também!

4- Visite museus do mundo inteiro

Cultura na quarentena? Temos!! Sem gastar nem um centavo e sem sair de casa! Museus como o Louvre, a Capela Cistina, o Museu Americano de História Natural, a Casa de Portinari, o Museu Oscar Nieymer e o Palácio de Versalhes são alguns exemplos de museus que abriram visita online gratuita. As visitas virtuais dão acesso as principais obras, galerias, exposições e coleções.

O Google Arts & Culture também reúne inúmeros museus e galerias de arte do mundo inteiro com acesso as obras dos mais renomados artistas.
Oportunidade única de entretenimento!

5- Dedique-se aos estudos

Assim que a quarentena terminar, as provas estarão batendo na porta. Por que não dedicar este tempo pra ir super bem naquela prova difícil? Defina um local da sua casa para ser o seu cantinho de estudos, avise a sua família que irá estudar, determine horários de início e fim (sem esquecer das pausas), organize os conteúdos e mãos a obra!

6- Exercite-se

Fazer exercícios leves liberam endorfina e ajudam na imunidade. Com as academias fechadas, muitas redes de academia e professores de Educação Física estão disponibilizando gratuitamente tutoriais e dicas de treinos rápidos que podem ser feitos na segurança de casa.

Exercícios aeróbicos também são recomendados. O canal fitdance possui todos os vídeos no youtube e é super fácil de acompanhar. Professores de Yoga também costumam compartilhar exercícios em seus canais.

Agora não tem mais desculpa pra não se exercitar, hein?!

7- NETFLIX!

Que tal maratonar aquela série que você nunca tem tempo de ver? Aproveite também para dedicar um tempo aos documentários que os professores sempre recomendam. Ocupar a mente neste momento é muito importante!

8- Dê um boom nas horas complementares

Você já sabe que precisa de horas complementares para se formar e isso não muda com a quarentena! Mas como conseguir horas sem sair de casa? A UNIG Digital te ajuda! São diversos cursos gratuitos nas mais diversas áreas, de curta duração e totalmente online pra você garantir ainda mais conhecimento! De férias sim, mas com os estudos em dia!

Acesse o link https://unig.br/unigdigital-voceem2020/index.html# e aproveite!

Notícias – Universidade Iguaçu
  

10 boas notícias sobre o coronavírus

Uma pandemia é a transmissão e contaminação eficaz e contínua em mais de 3 regiões geográficas distintas.

Porém, além da pandemia do coronavírus, estamos vivenciando também a pandemia do medo. Por ser um vírus ainda desconhecido de muitas formas, a população mundial está em pânico, o que vem sido piorado pelas notícias falsas e a divulgação do assunto 24h por dia em todos os meios de comunicação.

De acordo com a matéria publicada Ignácio López-Goñi, Professor de Microbiologia da Universidade de Navarra no The Conversation, o coronavírus “não é sinal de morte”, na maior parte dos casos.
O pesquisador afirma ainda que “nunca estivemos tão bem preparados para combater uma pandemia”.

Vamos então às boas notícias sobre o tema, de acordo com Ignácio:

1- Já sabemos quem é

No caso da AIDS, o vírus foi descoberto em junho de 1981 e somente dois anos depois foi possível identificar o vírus responsável pela doença.

Já o coronavírus, teve uma identificação muito rápida. O primeiro caso foi diagnosticado em 31 de dezembro de 2019 e no dia 7 de janeiro de 2020 a China já havia identificado o vírus.

Sabemos que se trata de um vírus altamente mutável, do grupo 2B da família SARS. A doença recebeu o nome de COVID19.

2- Já sabemos como detectá-lo

Desde o dia 13 de janeiro já está disponível para o mundo inteiro o teste de detecção do vírus. De acordo com Ignácio, este teste está sendo constantemente aperfeiçoado, tendo sua sensibilidade e eficácia avaliadas.

3- A situação da China está melhorando

As medidas de controle adotadas pela China estão dando excelentes resultados. Os números de casos estão diminuindo a cada dia e hospitais provisórios já puderam ser fechados. Outros países como Coreia do Sul e Singapura também estão tendo maior controle dos casos diagnosticados.

4- 80% dos casos são considerados leves

A doença apresenta sintomas leves em 81% dos casos e em 14% pode causar pneumonia grave. Para pacientes abaixo de 40 anos, a taxa de mortalidade é de 0,2%.

5 – Existe cura

A mídia vem anunciando o crescimento dos casos confirmados e o número de mortes. Apesar de ainda serem números assustadores e que precisam ser controlados rapidamente, Ignácio afirma que há 13 vezes mais casos de cura do que de morte referentes ao coronavírus. Ele afirma ainda que esta média cresce a cada dia.

6- Menores de idade possuem menos chances de contaminação

Apenas 3% dos casos diagnosticados foram de crianças, sendo este grupo portador de sintomas tão leves que passam despercebidos.

7- O vírus é facilmente inativado

A maneira mais fácil de inativar o vírus é lavando as mãos com água e sabão a todo momento. Utilizar álcool gel quando não há possibilidade de lavar as mãos também é considerado eficaz.

Em superfícies, o vírus é inativado em apenas um minuto ao entrar em contato com álcool a 62-71%, peróxido de hidrogênio (água oxigenada a 0,5%) ou hipoclorito de sódio (alvejante a 0,1%).

8- Mais de 600 artigos científicos já estão disponíveis

Os trabalhos tratam de vacinas, epidemiologia, tratamentos, genética, filogenia, diagnósticos e tratamentos.

9- Já existem vacinas sendo testadas em todo o mundo

Diversas empresas já estão desenvolvendo vacinas. Recentemente os EUA já anunciaram o início da fase de testes em humanos. Já a Espanha está trabalhando em vacinas contra o coronavírus há vários anos.

10- Antivirais estão sendo desenvolvidos

Mais de 80 ensaios clínicos estão em desenvolvimento. De acordo com Ignácio, “antivirais foram utilizados para outras infecções e sabemos que são seguros.”

Agora que já temos boas notícias sobre o COVID19, que tal continuarmos a evitar o contágio tomando as devidas medidas de precaução, buscando não gerar ainda mais pânico? Compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares e vamos juntos aumentar a conscientização da população!

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Dia da Mulher – Estética e Cosmética

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o curso de Estética e Cosmética ofereceu gratuitamente os serviços de higienização facial e design de sobrancelhas para as alunas do turno da noite.
A ação, que aconteceu no hall do Bloco K, contribuiu com a melhora da autoestima das nossas alunas e como sempre foi um sucesso!

Confira algumas fotos do que rolou por lá!

horas-complement
  

Precisamos falar sobre Horas Complementares

Que todo universitário precisa declarar suas horas complementares para se formar é fato. Mas você sabe o que são essas tais horas?

Horas complementares são basicamente atividades que você deve fazer FORA da sala de aula. Sejam elas eventos culturais, palestras e painéis, cursos online, estágios ou até uma ida a um museu histórico. Tudo isso pode contar como hora complementar.

Elas se baseiam no tempo que você demanda para realizá-las. Como assim? Imagine que você, estudante de Fisioterapia, adquire um curso de Generalidades do Aparelho Locomotor lá da UNIG Digital que tem uma duração de 6 horas e você conclui, você tem como declarar 6 horas complementares.

Isso vale para qualquer tipo de atividade extracurricular, contanto que esta cumpra alguns requisitos, como:

  • Ser atividades relacionadas a sua área;
  • Ter proposta didática como característica;
  • Receber algum tipo de comprovante de conclusão como certificados, por exemplo.

As atividades que possuírem essas características estão aptas para serem declaradas. Deve-se lembrar também que, como a intenção das horas complementares é estimular ao aluno fazer o máximo de atividades possíveis, não é possivel declarar 100% das horas complementares pedidas de somente um meio.

Dessa forma, o estudante deverá fazer cursos online, cursos presenciais, visitar centros de pesquisa, participar de palestras sobre sua área e sempre aumentar sua bagagem profissional cada vez mais.

*Para saber quais atividades são necessárias para completar suas horas complementares busque a coordenação do seu curso que será informado todos os detalhes.*

Mesmo o estudante necessitando essa variação de atividades para completar toda a carga horário, os cursos online sempre serão a melhor opção para conseguir essa carga complementar. Para isso, a UNIG Digital disponibiliza diversos cursos que, além de agregar seu currículo acadêmico, oferece diversas horas para a conclusão dessas horas.

Quer completar suas horas complementares de forma prática? Clique no botão abaixo e confira os inúmeros cursos livres oferecidos na UNIG Digital.

 

IMG_2358-min
  

Acolhimento dos Calouros – Nova Iguaçu

Na UNIG calouro tem trote, mas também tem carinho! Saiba mais sobre o Acolhimento, evento da UNIG para dar as boas-vindas aos calouros!

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a UNIG promoveu o Acolhimento dos calouros. Esta recepção é algo que vem sendo feito pela instituição e pelo GAPP- Grupo de Apoio Psicopedagógico há alguns anos. Porém, de 2018 para cá, a UNIG tem investido cada vez mais na recepção dos novos alunos.

Acreditamos que o aluno precisa se sentir acolhido e bem recebido pela instituição, visto que este momento é um divisor de águas nas vidas dos que estão chegando à graduação. Por isto, a intenção do acolhimento é informar sobre locais importantes, métodos de ensino, eventos institucionais e infraestrutura do campus, dentre outras informações pertinentes ao começo de suas trajetórias acadêmicas.

De acordo com Kátia Mattos, coordenadora do GAPP, “a realização do projeto Acolhimento tem como um dos objetivos principais fortalecer a criação de vínculos com os novos discentes, assegurando o apoio socioafetivo e apresentando a instituição como um local onde a união, a inclusão e a convivência com as diferenças estão sempre presentes”.

Para isto, os calouros foram recebidos com um kit de boas-vindas contendo informações essenciais sobre a UNIG, um bate-papo com os responsáveis pelos principais setores da universidade, uma palestra motivacional com a Coach Fernanda André e sorteio de brindes para alegrar ainda mais o dia.

Palavras como incentivador, motivador e preparador foram as mais ditas pelos alunos ao saírem do evento. Como foi citado na abertura pela Coordenadora de Extensão Paula Guidone, esta jornada não será fácil, mas com dedicação e o devido esforço ela certamente será transformadora.

Nossa missão é formar para transformar e esta transformação se inicia logo na primeira semana de aula!

 

Confira algumas fotos do evento:

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Prova para novos participantes da Liga de Cardiologia de Nova Iguaçu – LICANI

Data: 10 de março

Horário: 15h

Local: Laboratório de Habilidades

Público-alvo: acadêmicos do curso de Medicina

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Processo Seletivo Lashimi – UNIG Nova Iguaçu

A Liga Acadêmica de Semiologia e Habilidades Médicas Integradas já está com vagas abertas para novos ligantes.
São 5 vagas e podem participar alunos a partir do 2o período.
Inscrições na secretaria.

Valor: R$ 20,00
A prova ocorrerá no dia 05/03/2020 no Auditório do Laboratório de Habilidades Médicas (localizado no térreo do bloco E) às 17h.

Maiores informações no Instagram da Liga @lashmiunig

Notícias – Universidade Iguaçu
  

Presidente do Crea-Rj Engenheiro Luiz Consenza entrega carteiras profissionais para alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Iguaçu – UNIG

A Universidade Iguaçu (UNIG) campus Nova Iguaçu, realizou na noite de 18 de janeiro de 2020, a colação de grau do curso de Engenharia Civil. A solenidade ocorreu no Auditório do bloco K no campus. Nesta solenidade foram homenageados o presidente do Crea e vários professores por sua dedicação à docência.

Presidente do CREA/RJ, Professores homenageados e alunos

 

Durante a solenidade o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rio de Janeiro (Crea-RJ), Engenheiro Luiz Consenza, que participou da mesa de honra, entregou aos formandos do curso de Engenharia Civil a carteira profissional do Conselho, ato este que possibilita ao egresso adentrar ao mercado de trabalho.

Professores homenageados Engenheira Giana, Luiz Carlos, Engenheira Gisele Dornelles, Engenheiro Marco Aurélio, Professor Sandro Luiz  e o Presidente do CREA/RJ  Engenheiro Luiz Consenza  ao centro

 

O presidente do CREA/RJ agradeceu em seu discurso o convite enfatizou a importância da ética profissional, orientou aos alunos a ter compromisso com a sociedade no exercício profissional e enfatizou que a partir da entrega das carteiras os egressos farão parte de um grupo seleto de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua, pois com o Crea, o profissional possuirá atribuição de exercer suas atividades legalmente,

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unig, campus de Nova Iguaçu, a Engenheira Gisele Dornelles, destacou ao presidente ¨que muito nos honrou a vossa presença a esta solenidade e que a Universidade Iguaçu tem em seu compromisso, desde a criação tanto com os alunos e com a sociedade promover um curso que agregue a sociedade profissionais de excelência¨. Para os alunos enfatizou “ que este momento é o começo de uma nova jornada e que a profissão requer uma formação continua. E que lá fora é um oceano de oportunidade, e vocês formandos, foram preparados para propor mudanças que contribuam para a construção de sociedade melhor, mais ético e sustentável”.

Os Alunos Rafael de Freitas e Felipe Moura declararam estar muito honrados com a presença do presidente e principalmente em receber a carteira de suas mãos que foi um grande momento de felicidade.

Alunos Rafael de Freitas e Felipe de Moura e Coordenadora do Curso Engenharia Civil Gisele Dornelles