admunig (1)
  

Jubileu de Prata – Administração

Ao longo desses 25 anos e, em especial, nos últimos tempos, os Administradores enfrentam cenários cada vez mais complexos compelindo-os a se adaptarem às mudanças tecnológicas e estruturais, organizacionais e mercadológicas, sociais e econômicas que ocorrem em ritmo acelerado nessa era globalizada. No que tange ao Brasil, em particular, uma crise moral e de identidade nacional fica exposta, tal como os escombros da cidade submersa em um reservatório na seca. Paradoxalmente neste ambiente desfavorável é que o Administrador pode mostrar suas potencialidades, pois o terreno é fértil para semear práticas de gestão que transformaram várias partes do mundo, em situações muito adversas e transpuseram as barreiras do improviso, da falta de planejamento, do amadorismo em detrimento ao profissionalismo que insiste prevalecer em quantidade expressiva nas gestões de diversas organizações, públicas e privadas deste imenso país.

Ao completar 25 anos o curso de Administração da UNIG trilhando seu ciclo de vida alcança a pujante posição de destaque na Baixada Fluminense, segundo indicadores de qualidade do MEC. O resultado recente alcançado no CPC, nota 4, numa escala de 1 a 5  , é um processo que teve início em outubro de 1993, quando seu criador, o saudoso Dr. João Batista Barreto Lubanco , protagonista e precursor, incentivador e conselheiro, crítico e  bendizente deu forma e incorporou , o curso de Administração do Campus Nova Iguaçu a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da UNIG, juntando-se assim ao conceituado curso Jurídico, este já naquele tempo  um conceituado curso e uma referência  na região.

De lá pra cá milhares de atores desempenharam seus respectivos papéis, docentes , funcionários , gestores e colaboradores,  sobretudo discentes, nossos alunos que nutridos de informação crescem  se formam e transformam suas vidas e de quem  os cercam..

Hoje não basta identificar uma necessidade e atendê-la mediante o fornecimento de um produto ou serviço: é preciso fazer um esforço constante de inovação e criatividade para manter a competitividade. O que antes seria um diferencial competitivo é, hoje, um elemento essencial de sobrevivência e precisa de constante renovação para continuar a agregar valor. A conectividade propiciada pela tecnologia do universo digital e virtual exige novas capacidades. Entre elas, um perfil mais humanizado e integrado do profissional, que deve ser capaz de interagir em todos os níveis. O novo perfil do profissional de Administração, delineado na Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador identifica, entre outras características, o papel de articulador. Além disso, a pesquisa indica que este profissional deve ter uma formação diversificada, com base não apenas nas especificidades da área e em uma educação formal, mas, também, na experiência individual, potencializada por viagens, leituras e amplo acesso à informação e a manifestações culturais. O novo Administrador precisa ter conhecimento e vivência; ter ainda capacidade de sintonia fina; compreender as necessidades de todos os seus públicos; e saber compartilhar conhecimentos e experiências. Suas decisões deverão estar embasadas numa perspectiva abrangente e participativa. Isso requer fortes habilidades sociais, principalmente de relacionamento e comunicação – inclusive o domínio de outros idiomas e da atuação em rede – além de uma proatividade constante. A característica instável e efêmera do mundo atual exige que o profissional seja capaz de ação e reação em tempo real. Isso pressupõe ter uma visão global e em longo prazo combinada com atividades localizadas e imediatas. Adaptação e flexibilidade tornaram-se qualidades-chave para o exercício profissional. Mais do que nunca, para liderar é preciso garantir a participação dos colaboradores na identificação dos problemas e soluções e saber negociar para construir consensos que facilitem a implementação das decisões tomadas. É cada vez mais extensa a lista de qualidades exigidas do profissional, que vão muito além das especificidades da área: polivalência e multitarefas; responsabilidade e confiabilidade; flexibilidade e adaptação; criatividade e inovação; iniciativa e empreendedorismo; respeito à sustentabilidade ambiental, social e econômica; trabalho em equipe e conexão em rede; capacidade de entrega; ética; entre outras.

medjaneiro
  

Alunos do Curso de Medicina: Nova Iguaçu

Atenção Alunos do Curso de Medicina – Campus Nova Iguacu.

O pagamento da mensalidade de Janeiro deverá ser realizado somente através de boleto bancário, nas agências bancárias, impreterivelmente até o dia do vencimento (05/01) para que o aluno possa usufruir do desconto de primeiro vencimento.

Lembrando que o sistema bancário normalmente aceitará esse pagamento até o dia 07/01, segunda-feira, pelo fato do dia 05 ser um sábado.

Caso o aluno não tenha recebido o boleto, deve ligar para (21) 3388-5295.

Atenciosamente,
Diretoria Financeira – Campus I

CADASTRE SEUS DADOS PARA RECEBER O BOLETO DE JANEIRO

post
  

ECG NA EMERGÊNCIA: O QUE TODO MÉDICO DEVE SABER?

ECG NA EMERGÊNCIA: O QUE TODO MÉDICO DEVE SABER?
Data: 06/12/18
Local: Auditório do bloco K – 18h às 22h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Inscrições pelo telefone: (21) 3101.5260

5.1. Público-alvo: 
– Estudantes de medicina, residentes e médicos. Vagas previstas: 300

5.2. Justificativa: – O conhecimento básico do eletrocardiograma é essencial para a formação de futuros médicos, pois é uma ferramenta que pode alterar drasticamente a mortalidade e morbidade de pacientes, principalmente no cenário de centros de emergências. Sua interpretação é essencial para todo e qualquer médico. Devido a sua complexidade, tal tema é abordado com deveras superficialidade durante a graduação, cabendo alternativas como esse evento.

5.3. Objetivo (s) geral (is) e Objetivo (s) específico (s):
– O objetivo primário é fornecer as informações básicas interpretativas do eletrocardiograma para os participantes, de forma simples e objetiva, caracterizando sua relevância em diversos cenários, principalmente relacionados a eventos isquêmicos, arritmias, alterações hidroeletrolíticas, entre outras

Apresentação: 

“ECG na emergência: o que todo médico deve saber?” será uma palestra ministrada no dia 06/12/18, no auditório do bloco K do campus da UNIG, a partir das 18:00 horas. O conhecimento básico do eletrocardiograma é essencial para o estudante de medicina, assim como para residentes e médicos, inclusive de outras áreas, pois tal conhecimento pode nortear a conduta frente a um cenário desfavorável para um paciente. As emergências cardiológicas correspondem a quase 50% dos atendimentos no setor de emergência, cabendo ao profissional da saúde uma rápida e precisa resposta, sendo o papel do eletrocardiograma determinante na morbidade e mortalidade dos pacientes. De modo didático, objetivo e participativo, e sem a falsa pretensão de ensinar um assunto tão complexo em apenas algumas horas, tentaremos elucidar ao máximo a interpretação básica do eletrocardiograma, trazendo à tona suas correlações com os mais variados eventos, tais como doença coronariana, arritmias, distúrbios hidroeletrolíticos e outros. 
– Além da importância do tema, tal evento também irá arrecadar donativos, principalmente alimentos e insumos, para três instituições filantrópicas da baixada fluminense (Abrigo Luz de Escol, Casa de acolhida Flor de Laranjeira e Casa irmã Catarina). Dessa maneira, pretendemos estimular mais eventos e a responsabilidade social nos alunos em formação e dos demais participantes. Será solicitado a doação de 1 kg de um alimento não perecível no ato do evento.

Palestrantes:
1) Octávio Drummond Guina:
– Médico especialista em Cardiologia (Instituto Nacional de Cardiologia / Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia);
– Médico especialista em Clínica Médica (Hospital Geral de Nova Iguaçu);
– Mestrando em ciências cardiovasculares (INC / UFRJ);
– Professor ajunto de Clínica Médica (UNIG);
– Professor de Clínica Propedêutica/Semiologia (UNESA);
– Cardiologista (Unidade Coronariana – Hospital Samaritano/Barra da Tijuca);

2) Amanda Rodrigues Fernandes:
– Médica especialista em Cardiologia (Instituto Nacional de Cardiologia / Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia);
– Médica especialista em Clínica Médica (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – UNIRIO);
– Mestranda em Clínica Médica (UNIRIO);
– Cardiologista (Unidade Coronariana – Hospital UNIMED/Barra da Tijuca);

thfit
  

Uso de fitoterápicos e seu impacto na saúde pública

Uso de fitoterápicos e seu impacto na saúde pública: um estudo de caso com drogas vegetais hipoglicemiantes (efeito hipoglicemiante de pata de vaca) Veja mais

farma
  

Curso de Extensão – Farmacogenética Geral e Clínica

As inscrições estão abertas para o Curso de Extensão em Atualização em Farmacogenética Geral e Clínica!

Dia: 27/10
Local: campus I – Nova Iguaçu – Bloco B – sala 301
Professor: Sebastian Rinaldi
Horário: 8h às 17h
Público alvo: Acadêmicos e Profissionais de Farmácia
Carga horária:8h
Valor: R$ 70,00
Inscrições: Central de Atendimento do bloco A
Informações: 2765-4104

cria
  

Curso de Extensão – Diversão de quem ensina e aprendizagem de quem brinca

No próximo sábado teremos o curso de extensão “Diversão de quem ensina e aprendizagem de quem brinca”. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas!

Dia: 20/10
Local: campus I – Nova Iguaçu – Bloco B sala 301
Professora: Edith Magalhães
Horário: 8h às 17h
Público alvo: Pedagogos, Professores e Educadores das séries iniciais
Carga horária:8h
Valor: R$ 70,00
Inscrições: Central de Atendimento do bloco A

subsea_th
  

Curso de Extensão – Introdução à Eng. Submarina e Equipamentos Subsea

Nos próximos sábados (20 e 27 de outubro) teremos o curso de extensão de Introdução à Engenharia Submarina e Equipamentos subsea.

Dias: 20/10 e 27/10
Local: campus I – Nova Iguaçu – Bloco B – sala 203
Horário: 8h às 17h
Professor: Erick Marouço
Público alvo: Profissionais das áreas técnicas e tecnológicas; Estudantes da Graduação dos diversos cursos de Engenharia.
Carga horária: 16h
Valor: R$150,00
Inscrições: Central de Atendimento do bloco A

Curso de Extensão em Obstetrícia
  

Curso de Extensão em Obstetrícia

Módulo 1

  • Partos, Suturas, manobras obstétricas, fórceps etc em simuladores obstétricos.
    (Módulo obrigatório para a participação nos módulos 2 e 3)

Horário: Sábados – 7h às 19h
Carga horária: 12 horas
Investimento referente ao módulo 1: R$ 700,00
Turma nos dias: 6 de outubro ou 24 de novembro (à sua escolha)

Público alvo: alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem a partir do 8º período

Certificado para os Concluintes

Informações: (21) 2765-4104