Graduação em Enfermagem - UNIG

Graduação em Enfermagem

Coordenação do Curso: 
Profª Marcia Ribeiro Braz (Campus Nova Iguaçu) 
Prof. Guilherme Lemos Imbelloni (Campus Itaperuna)

Situação Legal do Curso:
Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC/SERES nº 158, de 17/06/2011, publicada no DOU em 20/06/2011. (Campus Nova Iguaçu)
Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC/SERES nº 1, de 06/01/2012, publicada no DOU em 09/01/2012. (Campus Itaperuna)

O Curso de Enfermagem (Bacharelado) é ofertado nos Campi Nova Iguaçu e Itaperuna nos turnos vespertino e noturno e tem a duração de 10 períodos letivos, com carga horária total de 4.200 horas.



 

INFORMAÇÕES:
Onde Atuar
O enfermeiro tem como atribuições essenciais a promoção e proteção à saúde humana, bem como a prevenção, cura e reabilitação de doenças, atuando nas áreas de emergência e resgate, geriatria e gerontologia, ginecologia e obstetrícia, médico-cirúrgica, pediatria, psiquiatria, saúde do trabalhador, saúde pública, terapia intensiva, dentre outras.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho na área de enfermagem é um dos mais promissores da área da saúde, tendo em vista a constante evolução tecnológica e da demanda por profissionais cada vez mais qualificados neste setor. A carreira desta categoria pode ser tanto em instituições privadas, como na área pública. A sua atuação pode ser realizada como profissional liberal, em consultórios de enfermagem e assessorias, quanto no planejamento, assistência e gerenciamento dos diversos cenários que compõem o setor saúde.

Perfil do Egresso
O Curso visa formar um profissional generalista, humanístico, crítico, reflexivo e capaz de exercer a profissão em todas as áreas de conhecimento da Enfermagem, tendo como fundamentos a promoção da saúde e a prevenção, cura e reabilitação de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, independente do nível de complexidade da assistência.

Turnos Oferecidos
Matutino, vespertino e noturno.

Dinâmica e Organização Curricular
Visando à qualidade do processo ensino-aprendizagem e necessidade de interdisciplinaridade, as disciplinas do currículo foram dispostas em três eixos temáticos:

  • A Enfermagem na dimensão da vida. Trata de disciplinas que abordam os aspectos biológicos, psíquicos e sociais da vida. Discutem as formas de viver e os desdobramentos para as Ciências da Saúde, com ênfase na Enfermagem;
  • A Enfermagem na dimensão do continuum saúde-doença. Trata de disciplinas que discutem entre si os fenômenos biológicos, psíquicos, sociais e ambientais / ecológicos do processo saúde-doença. Aborda também os aspectos de investigação e diagnose de Enfermagem, desdobrando-se no entendimento dos planos terapêuticos individuais e coletivos, bem como a necessidade de planos terapêuticos singulares;
  • O cuidar em Enfermagem no processo saúde-doença. Baseado no princípio que o discente já compreendeu as formas de se viver e os aspectos fundamentais da saúde e do adoecimento, este eixo trata do cuidar em enfermagem em todas as fases do ciclo vital nos níveis de complexidade da atenção ao ser humano. Entendendo que a assistência, a educação, a tomada de decisões e o gerenciamento em Enfermagem são indissociáveis, as disciplinas foram elencadas de modo a contemplar componentes específicos de cada grupo populacional, bem como atendendo as generalidades e faces interdisciplinares de cada dimensão.

LABORATÓRIOS, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS

CAMPUS I – NOVA IGUAÇU



CAMPUS V – ITAPERUNA




PUBLICAÇÕES DE ARQUIVOS

Galeria de Fotos

Ação Global em parceria com o SESI

No dia 27 de março de 2011, de 08:00 às 17:00 h, os alunos do 8º período do Curso de Graduação em Enfermagem, Campus Nova Iguaçu, sob supervisão da Profª. Rogéria Maria Silva do Nascimento (Coordenadora Adjunta do Curso), realizaram a Ação Global em parceria com o SESI na quadra da Escola de Samba do Salgueiro. Dentre as atividades realizadas no evento destacam-se: a aferição de pressão arterial, teste rápido para infecções por Hepatite C, orientações sobre a doença e demais produções educativas voltadas para a promoção da saúde. Este ano estão programadas mais 10 atividades deste tipo, sempre priorizando áreas carentes e com ações planejadas de acordo com as necessidades populacionais do território.

Educação em saúde – uma sensibilização sobre a higienização das mãos

Os alunos do 8º período do Curso de Graduação em Enfermagem, sob supervisão direta da Drª Enfª Neusa Maria de Azevedo e Drª Enfª Josefa Alves de Magalhães Ribeiro (Preceptoras da disciplina de Administração de Rede Hospitalar) realizaram uma palestra sobre a necessidade de constante sensibilização para a higienização das mãos como método de redução das infecções hospitalares. Estavam presentes no local a Drª Enfª Maria Aparecida Lima (Diretora de Enfermagem do Hospital Geral de Nova Iguaçu – HGNI), Drº Carlos Henrique Melo Reis (Diretor Geral do HGNI) e o Prof. Ms. Ricardo de Mattos Russo Rafael (Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem – UNIG). Até o final do mês de dezembro os alunos do curso ainda realizarão mais 3 eventos de educação em saúde com temáticas diversas no referido Hospital.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento SIPAT/UNIG (SET/2005)

Ação Social no Hipermercado EXTRA de Nova Iguaçu (JUL/2005)

Encontro de Empresários da Baixada no SESI ( JUN/2005)

Contato

Telefones da FaCBS

Coordenação de Enfermagem ( Campus I ): 2765-4037
Apoio das Coordenações ( Campus I ): 2765-4040
Coordenação de Enfermagem ( Campus V ): (22) 3823-4000 ramais: 2248 / 2249


Ou envie um email direto para: enfermagem@campus1.unig.br


Ou envie um email direto para: enfermagem@campus5.unig.br