Curso de Engenharia Civil - Graduação UNIG

Graduação em Engenharia Civil

 

Coordenação do Curso: Prof.ª Gisele Dornelles Pires (Campus Nova Iguaçu)
Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086371308550081

Situação Legal do Curso: Resolução CONSUN nº 397, de 08/12/2010. (Autorização com autonomia).



INFORMAÇÕES:

Definição

Considerando a definição clássica, compete à Engenharia civil  a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessária ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Desta forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação profissional abrange empresas de projetos e de consultoria, construtoras e empreiteiras, indústrias, empresas governamentais, instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas. O egresso poderá atuar especificamente em instituições públicas, privadas, abrir empresa própria ou em parceria, e ainda poderá candidatar-se a cursos de pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado. No mercado de trabalho da construção, o Engenheiro Civil poderá ocupar posições que vão desde a área de projetos, fiscalização de obras, construção de obras em geral, gerências, ensino e cargos que exijam especialização específica.

O egresso poderá desempenhar tarefas na área de gerenciamento de obras e projetos, orientação técnica na execução de serviços em edificações, estradas, portos, aeroportos, entre outros. Além disto, o egresso poderá desempenhar atividades de consultoria, pesquisa, docência no ensino superior e técnico, além do desenvolvimento, implementação e fiscalização de projetos.

Perfil do Egresso
O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Turno Oferecido
Matutino e Noturno.

Atuação
Os Campos de atuação do egresso de acordo com a sua formação, os profissionais egressos de Engenharia Civil podem exercer atividades em diversos campos:

  • Projeto e consultoria relacionados ao setor da construção civil;
  • Implementação e fiscalização de projetos;
  • Gerenciamento de obras e projetos em empresas privadas e públicas;
  • Concepção e comercialização de equipamentos e serviços referentes à indústria da construção civil;
  • Pesquisa em materiais e processos relacionados ao setor da indústria da construção civil;
  • Orientação técnica na execução de serviços em edificações, estradas, portos, aeroportos, entre outros;
  • Docência no ensino superior e técnico.

LABORATÓRIOS, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS


PERIÓDICOS

Telefones da FaCET

Coordenação de Engenharia Civil( Campus I ): 2765-4051
Apoio das Coordenações ( Campus I ): 2765-4040


Ou envie um email direto para: eng.civil@campus1.unig.br