Institucional

A instituição

A UNIVERSIDADE IGUAÇU – UNIG foi reconhecida pelo MEC a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seção I, pág. 14017. Tem como mantenedora a Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu – SESNI, entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com sede e foro na cidade de Nova Iguaçu – Estado do Rio de Janeiro.

A UNIG integra, presentemente, dois campi, a saber:

A UNIVERSIDADE IGUAÇU – UNIG foi reconhecida pelo MEC a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seção I, pág. 14017. Tem como mantenedora a Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu – SESNI, entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com sede e foro na cidade de Nova Iguaçu – Estado do Rio de Janeiro.

A UNIG integra, presentemente, dois campi, a saber:

Tem como sede o Campus I, Nova Iguaçu, através do qual interage, nos âmbitos social, econômico, cultural e político com a Baixada Fluminense e com o Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, onde funciona o Campus V – Itaperuna, gerando tecnologia e conhecimentos fundamentais para o progresso dessas regiões, para o Estado e™ para o País.

Iniciando suas atividades, em 1970, a Faculdade de FilosofiaCiências e Letras de Nova Iguaçu foi a primeira unidade de ensino superior da Baixada Fluminense.

Tal pioneirismo se deu com a implantação dos cursos de Letras (Habilitações: Português-Literatura e Português-Inglês), Matemática, Física, (História Natural) Ciências Biológicas, reconhecidos em 1974.

Quatro anos depois, em 1974, com a quase totalidade dos cursos iniciais já reconhecidos, ocorreu a implantação da Faculdade de Direito, legítima aspiração da comunidade iguaçuana.

Em 1976, o curso de Pedagogia também foi reconhecido contribuindo significativamente para a educação básica da região.

Consciente de sua responsabilidade e atenta à melhoria da qualidade do ensino ministrado, após a consolidação das unidades em funcionamento, a SESNI voltou a pleitear novos cursos: Medicina em 1976, além de Odontologia e o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, em 1988 e 1989, respectivamente.

Todos os cursos oferecidos pela UNIG surgiram da identificação das características da região, sendo observadas as demandas de mercado relativas aos perfis profissionais identificados. Nesse sentido, a decisão de expandir suas atividades aos municípios de São João de Meriti e Itaperuna foi fruto de demanda de Prefeituras, com oferta de Cursos de Graduação trouxe para o âmbito estadual a força geradora de progressos na comunidade, antes restrita ao Município de Nova Iguaçu.

A criação da Faculdade de Ciências Médicas de Nova Iguaçu pelo Decreto Federal nº 78952, de 15 de dezembro de 1976, foi um passo decisivo para abordagens adequadas aos graves problemas de saúde da população da Baixada Fluminense, tendo em vista a demanda por assistência médica e aos indicadores de condições de vida identificadas na região. Ademais, uma numerosa população necessitada de recursos superiores, face ao grande quantitativo de alunos egressos do Ensino Médio. Em 1997, foram incluídos novos cursos de graduação aos já oferecidos: Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e, em 2005, o Curso de Medicina Veterinária, no Campus V – Itaperuna.

Ao longo de toda a sua existência, além de promover mudanças significativas na região circunvizinha, a UNIG vem transformando a si própria, num processo contínuo de aprimoramento administrativo, pedagógico e tecnológico.

Buscar a contínua qualidade na oferta de cursos de ensino superior e demais serviços oferecidos, perseguindo aprimoramento constante, é um princípio que, ao longo de sua existência, vem sendo inspirador de suas decisões.

Como se observa, provocar o desenvolvimento no Estado, observando demandas em sua área de competência, inovando em função dos progressos decorrente deste, é o foco das suas ações. Por isso, desde a criação da UNIG, no decorrer de todos esses anos, os diversos cursos oferecidos pela IES têm recebido demanda dos municípios do entorno, além de alunos de outras Unidades da Federação Brasileira, demonstrando o compromisso com a sociedade em que está inserida. Assim, ao longo de toda sua existência, além de promover mudanças significativas na região da Baixada e do Noroeste Fluminense, a UNIG vem transformando a si própria, num processo contínuo de aprimoramento administrativo, pedagógico e tecnológico.

O processo de implantação de novos cursos, bem como o de expansão dos já existentes a outros municípios, vem sendo acompanhado continuamente por ações com o objetivo de assegurar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos. Para isso, o processo de implantação de novos cursos é acompanhado continuamente por ações com o objetivo de assegurar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos.

Como instituição de ensino superior, valendo-se dos recursos e meios de que dispõe, a Universidade Iguaçu está compromissada com a formação de profissionais e a geração de progresso científico e tecnológico, servindo diretamente a comunidade. Assim, além dos milhares de atendimentos anuais à população das regiões em que se encontra inserida, quer na área de saúde, quer na área de assistência jurídica e social, a UNIG que hoje oferece os cursos de graduação tradicionais já reconhecidos de Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências Biológicas (bacharelado), Pedagogia, Medicina, Direito, Educação Física (licenciatura), Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Administração, Medicina Veterinária, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção e Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing, em Gestão de Recursos Humanos, em Logística, em Radiologia e em Estética e Cosmética.

Atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas, a UNIG sistematiza uma estrutura acadêmica diferenciada, que integra seus cursos e programas aos planos institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Em constante evolução, a Universidade Iguaçu é comprometida, irremediavelmente, com o social. Difícil explicar em poucas linhas a importância desta universidade para a Baixada Fluminense e Noroeste Fluminense. Em ambas as regiões, a UNIG desbravou o ensino superior em épocas em que rareavam universidades nos grandes centros urbanos do Sudeste, menos ainda nos subúrbios esquecidos pelas políticas públicas. A UNIG ultrapassa as fronteiras da formação acadêmica, alcançando camadas da população alijadas do ensino superior, prestando serviços, por meio da extensão universitária em diversos campos – Medicina, Fisioterapia, Educação, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Direito, dentre outras – que de outra forma não estariam acessíveis à população do entorno. A responsabilidade social da instituição juntamente com seus convênios e parcerias contribuem para uma sociedade mais justa. Tais atividades são desenvolvidas, objetivando levar a universidade para fora dos muros, assim como oferecer sua infraestrutura acadêmica (biblioteca, laboratórios de informática, etc.) aos que visitam diariamente a instituição, proporcionando a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Como Universidade, a UNIG tem por missão gerar progresso científico e tecnológico no país e servir diretamente à comunidade, valendo-se dos recursos e meios de que dispõe.

Tal missão pressupõe um modelo administrativo ágil e flexível, capaz de captar e traduzir as expectativas da sociedade, particularmente a dinâmica do mercado, no que envolve a capacitação profissional. Para tanto, a UNIG possui uma moderna estrutura administrativa, onde a Reitoria é assistida por duas Pró-Reitorias, a saber:

No estabelecimento de suas diretrizes e prioridades, a UNIG busca a vitalização e o aprimoramento do ensino de graduação, promovendo a pesquisa como agente criador e renovador de conhecimentos e incentivando a pós-graduação, lato e stricto sensu, de forma integrada aos programas de cursos de extensão.

Administrar a contínua expansão desta Universidade representa grande desafio.

Expandir, crescendo em qualidade, adaptar-se às características da sociedade na qual a UNIG está inserida, e, ainda, primar pela geração de novas tecnologias, disseminando e renovando o conhecimento científico, implica em desafio expressivamente maior.

Superar tal desafio vem sendo a tônica da administração da UNIG, em consonância com a entidade mantenedora, Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu – SESNI.

Visão geral

Comissões

Foi instituída para atender a Portaria MEC nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, com finalidade de promover a articulação entre a comissão nacional de acompanhamento e controle social – CONAP e a comunidade acadêmica.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (FaCJSA), com o propósito de dar apoio psicopedagógico ao corpo discente, incluindo o ingresso e a permanência de discentes com necessidades especiais.

Saiba mais

É um órgão ligado à Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), responsável pelos assuntos relacionados ao Corpo docente da Universidade, viabilizando condições institucionais para que seus docentes obtenham excelência acadêmica.

Saiba mais

É o órgão encarregado na realização dos concursos vestibulares da UNIG, objetivando oferecer segurança e credibilidade àqueles que se submetem aos processos seletivos.

Saiba mais

Seu objetivo é fazer com que empregadores e empregados trabalhem em conjunto na tarefa de prevenir acidentes e doenças decorrente do trabalho, melhorando a qualidade do ambiente.

A Comissão de Legislação e Normas se apresenta às comunidades acadêmica e administrativa da UNIG, cumprindo, assim, o compromisso de divulgar a legislação externa e interna envolvendo o direito educacional, bem como a responsabilidade na elaboração e revisão de contratos de qualquer natureza.

Saiba mais

É um órgão ligado à Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), responsável pela Avaliação Institucional, tendo caráter educativo de natureza formativa na busca da qualidade, melhoria, autoregulamentação e do desenvolvimento institucional.

Saiba mais

É um órgão vinculado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), seu objetivo é desenvolver uma cultura ética junto aos discentes e docentes da instituição.

Saiba mais

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Iguaçu (UNIG) – Campus V é um órgão colegiado de natureza técnico-científico multidisciplinar de caráter consultivo, educativo e deliberativo, autônoma e independente da administração da Universidade. Está vinculado a Reitoria da Universidade Iguaçu e segue as normas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão do Ministério da Saúde. O CEP/UNIG/Campus V tem por finalidade defender os interesses dos sujeitos das pesquisas em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento das mesmas, dentro de padrões éticos.

Saiba mais

Núcleos de pesquisas

É um órgão ligado à Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), responsável pela coordenação do Programa de Estágio da UNIG, tem por objetivo a criação de campos de estágios para os discentes da instituição, por meio do estabelecimento de convênio com órgão públicos e privados.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), uma de suas finalidades é produzir e difundir conhecimentos científicos sobre as questões de saúde referente ao Brasil como um todo, à Baixada Fluminense e ao município de Nova Iguaçu.

Saiba mais

Programas e projetos

É um programa que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo a estudantes dos cursos de graduação da UNIG, que comprovem carência econômico-financeira que lhe impossibilitem o total financiamento de seu acesso ao Ensino Superior, possibilitando com isso levar ensino de excelência ao alcance de todas as camadas sociais.

Saiba mais

É um programa de descontos para empresas, que possibilita descontos de até 50%, às empresas/instituições onde você trabalha ou seu responsável, ou se a mesma é associada de alguma das instituições conveniadas à UNIG.

Saiba mais

É um programa ligado à Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), que tem como um de seus objetivos formar e capacitar grupos de alunos para colaborar com o corpo docente junto aos discentes, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Saiba mais

É um programa ligado à Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), tem como objetivo contribuir para o contínuo aprendizado de seus ex-alunos procurando estar sempre presente em toda sua vida, de modo objetivo, pela revitalização dos conhecimentos.

É um programa que permite introduzir os estudantes de graduação à pesquisa científica, configurando-se como um poderoso fator de apoio às atividades de ensino.

Saiba mais

Serviços comunitários

É um órgão ligado à Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), disponibiliza uma infra-estrutura básica de consulta, indispensável ao ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo aos seus usuários os mais avançados recursos tecnológicos.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas (FaCJSA), que consiste em proporcionar um atendimento de qualidade às pessoas carentes.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), que presta serviços de atendimento odontológico à comunidade iguaçuana, permitindo aos discentes elevar seu nível de qualificação, além de agilizar o desempenho de suas funções práticas.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), que oferece avançados recursos ao tratamento do câncer com o compromisso de disponibilizar as melhores alternativas terapêuticas e desenvolver um atendimento humano e personalizado.

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), que proporciona aos alunos e profissionais condições técnico-científico e administrativas no preparo de medicamentos alopáticos e produtos de higiene corporal, visando maior integração com a Sociedade.

Saiba mais

Órgãos complementares

É um órgão complementar, subordinado à Pró-Reitoria Academica (PROAC) e responsável pela coordenação do Sistema de Bibliotecas da UNIG – SISBIBLI, composto pelas bibliotecas setoriais dos Campi I, II, III e V.

Saiba mais

Biotério é uma instalação onde se mantém animais específicos, em condições adequadas para utilização em experimentos científicos.

O Biotério de Experimentação Animal da Universidade Iguaçu – UNIG, está localizado dentro do Campus I e foi criado em 2013 e é um Biotério exclusivamente de criação de roedores para experimentação, de forma que esses animais são de reprodução própria e seguem padrões éticos e sanitários. 

Os animais utilizados são do tipo convencionais e, portanto, não são utilizados organismos geneticamente modificados.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS) tendo como foco a prevenção, o diagnóstico e tratamento das enfermidades, prestando serviços à comunidade, na área da saúde.

Saiba mais

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS) que oferece condições e contribui para o desenvolvimento e atualização de profissionais prestando assistência farmacêutica junto à comunidade.

Saiba mais

Tem como objetivo divulgar as informações produzidas no interior da Universidade e viabilizar obras e publicações.

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), que está equipado com materiais e recursos tecnológicos para apoio didático nas aulas de anatomia humana.

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS) que gera conhecimentos atualizados servindo de subsídios ao controle de doenças.

Representa uma alternativa pedagógica que irá proporcionar como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidades com o paciente, preparando o estudante para o exercício técnico e intelectual da futura profissão.

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), oferece vários tipos de exames de Análises Clínicas, promovendo o aprendizado dos alunos.

É um órgão ligado a PROAD – NINFO e responsável pelo suporte à infraestrutura de Tecnologia da Informação na UNIG, desenvolvendo e mantendo os Sistemas de Informação da Universidade.

É um órgão ligado à Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas (FaCJSA) que coordena as atividades acadêmicas de práticas jurídicas, onde são prestadas assistência jurídica à comunidade pelo ESAJUR (Escritório de Assistência Jurídica).

Unidades universitárias

FaCBS

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

FaCET

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas

FaCJSA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas

FaEL

Faculdade de Educação
e Letras

Dirigentes

Fábio Raunheitti
Chanceler “In memoriam“

Marcelo Gomes da Rosa
Reitor

Paulo César Ribeiro
Pró-Reitor Acadêmico

Paula Guidone Pereira Sobreira
Coordenadora de Extensão
e Assuntos Comunitários

Adalgiza Mafra Moreno
Coordenadora de Pesquisa

Claudia Antunes Ruas
Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância

Andrea Matias Evangelho
Secretária Geral