Núcleo de Informática - NINFO

Gerente – Luciano Raunheitti Constantino

NÚCLEO DE INFORMÁTICA é o setor responsável pelo suporte à infra-estrutura de Tecnologia da Informação da UNIG. Desenvolve e mantém os sistemas de informação da universidade, onde podemos citar:

  • Sistema de Controle Acadêmico dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação;
  • Sistema de Controle Acadêmico do Colégio de Aplicação da UNIG;
  • Sistema de Controle Financeiro;
  • Sistema de Controle de Bibliotecas;
  • Sistema de Controle de Exame de Seleção;
  • Sistema de Controle do Laboratório de Patologia Clínica da UNIG;
  • Sistema de Automação da Farmácia Universitária;
  • Sistemas de Suporte Gerencial.

Presta, também, suporte a todos os setores e unidades (coordenações de cursos e setores técnico-administrativos) da UNIG, na instalação e customização dos softwares instalados no parque computacional da universidade.

Instalou e gerencia o Provedor de Soluções em Internet – UNIGNet, que possui como servidores máquinas IBM, dando consultoria e suporte tecnológico na área de Internet, Intranet, sistemas transacionais e sistemas de apoio à decisão empresarial a outros organismos da comunidade, por meio de convênios e/ou parcerias estabelecidos com a UNIG.

Dispõe de modernas ferramentas de desenvolvimento de produtos, tais como os bancos de dados Progress e o ORACLE, que suportam a replicação de dados, processamento simétrico, dados não estruturados, como mapas e fotos, e carrega toda a base de dados para a memória, caso o equipamento permita. Dispõe, ainda, de ferramentas da ORACLE: DEVELOPER/2000, e CASE DESIGNER/2000. Possui também, as linguagens mais usuais como JAVA e DELPHI, rodando em Client Server Multicamada com os sistemas operacionais UNIX, Windows NT e LINUX. Dispõe de uma ferramenta de ICR para o reconhecimento de caracteres, que auxilia a universidade em vários processos, onde podemos citar a Avaliação Institucional e Processo de Seleção da UNIG.

Em parceria com a IBM, a UNIG implantou uma rede de alta velocidade com tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode), que permite sincronismo entre som e imagem, além da transferência de grandes quantidades de dados em alta velocidade. Os prédios do Campus I estão interligados por fibra ótica à 155 Mbps. Os demais Campi possuem switch ATM em suas redes locais, mantendo a compatibilidade com o Campus I. A WAN ( Wide Area Network) da UNIG é formada, assim, por um conjunto homogêneo. A WAN (Wide Área Network) da UNIG é formada por LPCD´s de 64 Kbps e de 128 kbps, estando pronta para o padrão ATM ou Frame Relay, assim que a operadora telefônica local tornar possível a implantação destas tecnologias.

O provedor de internet da UNIG possui um link de 2Mb e 30 linhas digitais para conexão remota discada de até 56 Kb, com possibilidade de ampliação para 120 linhas. Para consecução do objetivo, foi firmado um acordo com a operadora telefônica local, tendo esta colocado à disposição da UNIG um conjunto de 6 fibras óticas de 2Mb cada, que já estão operando.

Esta infra-estrutura técnica permite aos corpos docente e discente acesso às redes de informações em todos os Campi, bem como às suas unidades residentes, dando ao aluno condições de consultar o acervo bibliográfico, e para acompanhar suas atividades acadêmicas, ampliando seu contato com os professores até mesmo fora das dependências dos Campi.

Acrescente-se que todos os laboratórios de informática da UNIG, estão conectados ao Provedor de Internet da UNIG, permitindo fácil acesso dos discentes e docentes à rede mundial de informações.

Telefones do NINFO – Núcleo de Informática

Secretaria: 2765-4027
Suporte: 2765-4026

Ou envie um email direto para: ninfo@unig.br