GAPP - Galeria de Fotos de 2018

Todas as Galerias de Fotos: 2018 / 2017 / 2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011


Veja as fotos dos Eventos realizados pelo GAPP – Grupo de Apoio Psicopedagógico em 2018:

05/03/2018
Conhecendo a Universidade
Curso de graduação: Pedagogia.

28/03/2017
O GAPP e a Classe Hospitalar – HGNI – Festa da Páscoa
Curso de graduação: Pedagogia.

28/02/2017
Conhecendo a Universidade
Curso de graduação: Medicina Veterinária.

20/02/2018
Dia do Acolhimento 2018.1
Cursos de graduação (noturno): Administração, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Estética, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Logística, Marketing, Nutrição, Pedagogia, Radiologia e Recursos Humanos.

05 e 06/02/2018
O Gapp e Alunos Ingressantes 2018.1
Cursos de graduação: Pedagogia.

05/02/2018
Aula Inaugural de Medicina
Curso de graduação: Medicina.

UNIG E A FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS DA CLASSE HOSPITALAR – HGNI

O TEMA DA FESTA: A teia do Homem Aranha

O Grupo de Apoio Psicopedagógico  – GAPP – e um grupo de acadêmicos dos Cursos de Medicina e Pedagogia da Universidade Iguaçu sob a orientação da Professora Kátia Mattos, participaram do Projeto “A teia do Homem Aranha”: tema da Festa do Dia das Crianças –  realizado pela Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu – HGNI, mais conhecido como Hospital da Posse.

O evento foi realizado no decorrer do dia 10/10/18, com os alunos–pacientes, responsáveis e funcionários do HGNI tendo como responsável pelo Projeto as Professoras Mônica e Rosemary (SEMED- Nova Iguaçu).

Ressaltamos a importância do envolvimento e a dedicação dos acadêmicos do Curso de Medicina, que participaram ativamente do projeto da Classe, no qual realizavam brincadeiras com bola mania, distribuição de brindes, e foram nos leitos da enfermaria distribuírem os brinquedos para as crianças acamadas, e no outro espaço os acadêmicos do Curso de Pedagogia interagiram com várias brincadeiras usando vestimentas de “palhaço” e com o personagem do “Homem Aranha”.

Ficaram visíveis a emoção, dedicação, e o amor dos acadêmicos desde do 1º momento do evento, a começar pela decoração do espaço, e, principalmente no decorrer do dia auxiliando os alunos–pacientes nas atividades propostas.

A Festa do Dia das Crianças foi um momento de integração, aprendizagem, diversão e reflexão sobre os valores de vida, que resultou numa parceria de amor e dedicação.

Os momentos de Alegria e Magia fazem bem a alma e transportam as crianças para o mundo do imaginário, o qual não existem dores e nem tristezas.

Concluímos que os verdadeiros personagens da alegria são nossas crianças, as quais com a coragem conseguem superar   as dificuldades que passam pelas suas vidas.

Em nome da Universidade Iguaçu – Unig agradecemos a oportunidade de vivenciar e fazer parte desse universo humanizador!

19/05/2018 – Atividade de Campo: “Quilombo São José da Serra”
Cursos de graduação: Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.


Os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária realizaram em parceria com o Grupo de Apoio Psicopedagógico – GAPP no dia 19 de maio, uma visitação ao Quilombo São José da Serra – Valença RJ, com um total de 42 alunos de diversos períodos dos cursos supracitados.

O objetivo dessa visita, foi entender as questões étnicas e raciais, que ocupam lugar de destaque nas questões da atualidade.

A proposta foi conhecer a comunidade “quilombola” mais antiga do estado do Rio de Janeiro, para que os discentes vivenciassem a historicidade das aldeias onde refugiavam-se os escravos fugitivos das fazendas e entenderem a perspectiva temporal e espacial das ações humanas que podem ser depreendidas da análise de documentos.

Segundo Toninho Canecão, um dos últimos líderes dos quilombolas e representante do Quilombo São José da Serra, informou que nem toda a cultura dos descendentes dos escravos permanece indiferente à passagem dos anos, mantendo a tradição do Quilombo. No local, há atendimento médico e internet e também há parteiras. O sinal do telefone ainda é fraco, por essa razão, Toninho Canecão diz preferir morar com a mulher em Santa Isabel do Rio Preto, para atender as ligações de quem busca contato com o líder. Explicou que deixou o quilombo aos 16 anos para adquirir conhecimento a mando do avô, o patriarca da época e poder multiplicar com os quilombolas o seu aprendizado.

Dentro do Quilombo, existe uma escola do campo, cujo o professor é remunerado pela prefeitura local. Tia Tetê, uns dos membro mais antigo do Quilombo cuida das questões religiosas e ainda hoje, lúcida, preserva a história do Quilombo repassando para os mais novos, pesquisadores e visitantes.

Existe também o artesanato local que gera renda para os quilombolas, mantendo uma traição dos antepassados.

Para os que procuram conhecer o Quilombo, há uma palestra sobre a história e a vida do Quilombo, ministrada pelo seu líder Toninho Canecão. Na oportunidade em que visitamos, o professor Dr. Eduardo Possidônio – PUC – RJ, que nos acompanhou na visita, proferiu também uma palestra sobre O direito à terra e a vida: discutindo questões étnicas e raciais, que foi extremamente proveitosa para todos os presentes.

Finalizamos o trabalho com o sentimento de gratidão por tanto aprendizado e enriquecimento pessoal.

24/04/2018 – O GAPP e a Classe Hospitalar – HGNI
Curso de graduação: Pedagogia.


UNIG E A CLASSE HOSPITALAR – HGNI

O Grupo de Apoio Psicopedagógioco – GAPP e as acadêmicas do Curso de Pedagogia do 6º período da Universidade Iguaçu, sob a orientação da Professora Kátia Mattos, participaram da Visita Técnica-realizada no dia 26 de abril do corrente ano, na Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu – HGNI, mais conhecido como Hospital da Posse.

Fomos recebidos e acolhidos carinhosamente na CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU –HGNI, pela Profa. Nilza Contreiras (Professora Itinerante da Educação Especial do município de Nova Iguaçu) atualmente Professora e coordenadora da Classe Hospitalar do HGNI, e a Profa Rosemary / SEMED – NI.

A profa. Nilza, proferiu uma palestra para os discentes, explicando as atividades e os objetivos propostos, sobre a Classe Hospitalar, como por exemplo: Atividades Pedagógicas (conteúdo programático/exercícios); Projetos; Calendário das Atividades, salientando que o mesmo segue o calendário oficial da Secretaria de Educação do município de Nova Iguaçu.

O Grupo de Apoio PsicopedagógicoGAPP da Universidade Iguaçu, agradece a comunidade acadêmica que participou e interagiu com perguntas e questões relevantes para reflexão.