Prezados (as),

Informamos que os Projetos de Iniciação Científica terão suas atividades suspensas. Na oportunidade, informamos também que os prazos poderão ser prorrogados para que sua conclusão seja realizada sem prejuízos aos bolsistas.

Atenciosamente,
Coordenação do PIC

Sobre

A Iniciação Científica é uma atividade oferecida pela instituição, com intuito de estimular a produção científica e intelectual, promovendo pesquisa através da elaboração de projetos, confeccionados por pesquisadores qualificados com a participação de discentes de graduação matriculados em diversos cursos, e que visa o aprendizado do processo de elaboração, investigação e trabalhos direcionados aos resultados através de técnicas e métodos científico.

Iniciação Científica

Tem como finalidade o desenvolvimento da mentalidade científica e direcionar os projetos em temas pertinentes às necessidades de qualidade de vida na população e que também possam envolver melhorias nos serviços de órgãos público s e privados, como também secretarias municipal, estadual e federal em diversos cenários de complexidade. Como também, conscientizar o aluno no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa.

É uma atividade de investigação, realizada por discentes da graduação, através de um projeto de pesquisa, formulado pelo professor orientador, visando a implementação do projeto, avaliação e divulgação dos resultados por meio de revistas científicas, como também, congressos nacionais e internacionais.

Vantagens em Participar de um Projeto de Pesquisa

Iniciar a produção científica do aluno e ampliar a do professor. O aluno receberá um certificado da faculdade de participação como atividade de iniciação científica.

Serão Considerados na Avaliação da Proposta:

A. Mérito técnico-científico, inovação, originalidade, definição dos objetivos e a sua adesão aos termos propostos pelo programa;

B. Qualificação do proponente (em relação às atividades previstas para a execução do projeto, quanto à qualidade e regularidade da produção científica/tecnológica divulgada em veículos qualificados e sua contribuição para formação de recursos humanos nos últimos cinco anos);

C. Adequação do método do projeto ao(s) objetivo(s) proposto(s);

D. Aplicabilidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social das diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, preferencialmente voltados para a Baixada Fluminense;

E. Adequação do cronograma e metodologia aos objetivos, atividades e metas propostas.