UNIG - Universidade Iguaçu >>> Seu Portal de Educação na Internet <<<
Feliz Natal
Início da Página (ALT + 1) Conteúdo da Página (ALT + 2) Fim da Página (ALT + 3) Ir para a Busca (ALT + 4) Ir para ao Menu (ALT + 5)
Logo da UNIG




Tamanho da Letra: A- A+

ENFERMAGEM: GRADUAÇÃO

Coordenação do Curso: Profª Marcia Ribeiro Braz (Campus Nova Iguaçu)
Situação Legal do Curso: Portaria MEC nº 2.956, de 22/10/2003 (Campus I).
Portaria SERES nº 1, de 06/01/2012 (Campus V).
O Curso de Enfermagem (Bacharelado) é ofertado nos Campi Nova Iguaçu e Itaperuna nos turnos matutino, vespertino e noturno e tem a duração de 10 períodos letivos, com carga horária total de 4.200 horas aula.



INFORMAÇÕES:
Onde Atuar
O enfermeiro tem como atribuições essenciais a promoção e proteção à saúde humana, bem como a prevenção, cura e reabilitação de doenças, atuando nas áreas de emergência e resgate, geriatria e gerontologia, ginecologia e obstetrícia, médico-cirúrgica, pediatria, psiquiatria, saúde do trabalhador, saúde pública, terapia intensiva, dentre outras.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho na área de enfermagem é um dos mais promissores da área da saúde, tendo em vista a constante evolução tecnológica e da demanda por profissionais cada vez mais qualificados neste setor. A carreira desta categoria pode ser tanto em instituições privadas, como na área pública. A sua atuação pode ser realizada como profissional liberal, em consultórios de enfermagem e assessorias, quanto no planejamento, assistência e gerenciamento dos diversos cenários que compõem o setor saúde.
Perfil do Egresso
O Curso visa formar um profissional generalista, humanístico, crítico, reflexivo e capaz de exercer a profissão em todas as áreas de conhecimento da Enfermagem, tendo como fundamentos a promoção da saúde e a prevenção, cura e reabilitação de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, independente do nível de complexidade da assistência.
Turnos Oferecidos
Matutino, vespertino e noturno.
Dinâmica e Organização Curricular
Visando à qualidade do processo ensino-aprendizagem e necessidade de interdisciplinaridade, as disciplinas do currículo foram dispostas em três eixos temáticos:

  • A Enfermagem na dimensão da vida. Trata de disciplinas que abordam os aspectos biológicos, psíquicos e sociais da vida. Discutem as formas de viver e os desdobramentos para as Ciências da Saúde, com ênfase na Enfermagem;

  • A Enfermagem na dimensão do continuum saúde-doença. Trata de disciplinas que discutem entre si os fenômenos biológicos, psíquicos, sociais e ambientais / ecológicos do processo saúde-doença. Aborda também os aspectos de investigação e diagnose de Enfermagem, desdobrando-se no entendimento dos planos terapêuticos individuais e coletivos, bem como a necessidade de planos terapêuticos singulares;

  • O cuidar em Enfermagem no processo saúde-doença. Baseado no princípio que o discente já compreendeu as formas de se viver e os aspectos fundamentais da saúde e do adoecimento, este eixo trata do cuidar em enfermagem em todas as fases do ciclo vital nos níveis de complexidade da atenção ao ser humano. Entendendo que a assistência, a educação, a tomada de decisões e o gerenciamento em Enfermagem são indissociáveis, as disciplinas foram elencadas de modo a contemplar componentes específicos de cada grupo populacional, bem como atendendo as generalidades e faces interdisciplinares de cada dimensão.
  • LABORATÓRIOS, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS



    PUBLICAÇÕES DE ARTIGOS



    Menu Unidades Universitárias - FaCBS
    Rodapé
    © 2009 - Portal Universitário - UNIG
    Site melhor visualizado na resolução 1024x768 e no navegador Internet Explorer.
    Campus I - Nova Iguaçu
    Av. Abílio Augusto Távora, 2134
    Nova Iguaçu - RJ - Brasil
    CEP: 26275-580
    Tels.: 0800 021-2013 / (0xx21) 2765-4000
    Campus V - Itaperuna
    BR-356 / KM 02
    Itaperuna - RJ - Brasil
    CEP: 28300-000
    Tel: (0xx22) 3823-4000