Mestrado em Odontologia
Instrui profissionais em Odontologia com diferenciais qualitativos no exercício da docência, clínica e pesquisa, empregando comprometimento com a inclusão e desenvolvimento sustentável, entendendo e abordando as necessidades sociais de forma eficaz e inovadora, combinando tecnologia e prática em saúde e educação.
O período de inscrição terá início no dia 09/10/2024 e término (com o envio da documentação digitalizada) no dia 21/11/2024 até às 23:59 horas.
- Diploma do curso de graduação reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão da graduação emitida pela Universidade;
- Histórico Escolar da Graduação;
- Documento de identificação (carteira de identidade ou registro civil ou carteira de trabalho; se estrangeiro, cópia do registro de identificação do país de origem ou passaporte ou registro nacional de estrangeiros – RNE) ;
- Cadastro de pessoas físicas (CPF);
- Foto Atual (foto com fundo neutro e sem elementos que atrapalhem a visualização de seu rosto);
- Registro do Conselho Regional de Odontologia – CRO (frente e verso). Para candidatos brasileiros, anexar cópia da carteira de identidade do conselho.
Duração:
24 meses
Carga Horária:
1080h
Público-alvo:
Graduados e Pós-Graduados em Odontologia
Titulação:
Mestre em Odontologia
Início das aulas:
Aguarde
Linhas de Pesquisa - Clínica Odontológica
Estudos avançados em Clínica Odontológica
Com foco em microbioma oral e suas conexões com a saúde bucal e geral, investiga os aspectos celulares e moleculares das cáries e doenças periodontais, com o objetivo de identificar microrganismos e marcadores moleculares relacionados a várias doenças orais, além de examinar a resposta imunológica do hospedeiro às infecções, usando técnicas como biologia molecular e imunologia. Serão analisadas amostras de pacientes com várias condições bucais, incluindo doenças periodontais e lesões neoplásicas para identificar o microbioma e marcadores imunológicos relevantes.
Procedimentos em cirurgia bucal e biomateriais utilizáveis em Odontologia
Foco em técnicas cirúrgicas bucais e no desenvolvimento de biomateriais e novas tecnologias, tanto in vitro quanto in vivo, combinando conhecimentos das ciências da saúde, biológicas e engenharias. Essa linha apoia a prática clínica odontológica, cobrindo pesquisa clínica, tratamentos cirúrgicos, avaliação de técnicas reabilitadoras e caracterização de biomateriais. Desenvolvimento, testes e análises de biotecnologias, biomateriais e produtos comerciais, oferecendo uma formação completa em cirurgia bucal.
Linhas de Pesquisa - Endodontia
Aspectos técnicos e epidemiológicos do tratamento endodôntico
Possui direcionamento para a utilização de recursos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos para estudar a eficácia de técnicas, materiais e medicamentos no tratamento endodôntico de dentes decíduos e permanentes. Desenvolvimento, progressão e potencial reparador de lesões perirradiculares em modelos animais e estudos de acompanhamento. Destacam-se pesquisas clínicas, epidemiológicas e laboratoriais sobre técnicas, instrumentos e materiais endodônticos, visando maximizar o sucesso do tratamento dentro de um contexto socioeconômico.
Tratamento das infecções endodônticas
Abordagem dos aspectos biológicos e técnicos da Endodontia, incluindo histofisiologia da polpa e tecidos perirradiculares, patologia pulpar, microbiologia, controle microbiano, dor endodôntica, fatores de sucesso do tratamento e reparo tecidual pós-tratamento. Destaca-se também a importância de métodos terapêuticos baseados em princípios biológicos para o atendimento clínico eficaz. A pesquisa envolve estudos laboratoriais, epidemiológicos, clínicos e em animais.
Perfil do aluno
De forma integrada, as duas linhas de pesquisa do Mestrado em Odontologia visam à formação de um mestre diferenciado no exercício da docência, clínica e pesquisa, com iniciativa empreendedora, mentalidade inovadora e consciente da situação da Odontologia no país.
Os futuros mestres em Odontologia deverão apresentar interesse pelo conhecimento científico para contribuir de forma inovadora e especializada na formulação de políticas públicas, desenvolver um senso crítico aprimorado para a confecção e idealização de projetos e análise de mérito de trabalhos científicos e exercer a docência em nível superior na área da saúde.
Investimento mensal
VALOR PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 10
Coordenação
Professor José Freitas Siqueira Júnior
Graduado em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1989), Especialista em Endodontia pela UFRJ, Mestre em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1996) e Doutor em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1998). Atualmente é Professor Titular de Endodontia e Coordenador do Grupo de Pesquisa Odontológica da Universidade Iguaçu (UNIG). É membro do corpo editorial e revisor ad hoc de inúmeros periódicos internacionais, tendo atuado como Associate Editor do Journal of Endodontics no período 2006-2009. É autor de 10 livros, dentre eles Treatment of Endodontic Infections” (2011) e “Endodontology: an integrated biological and clinical view” (2013), ambos publicados originalmente em inglês pela Quintessence Publishing. Publicou mais de 400 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia. Em publicação na PLoS Biology em 2020, foi incluído na lista dos Top Researchers in the World, como 1º pesquisador mais citado na Odontologia Brasileira e na Endodontia Internacional.