Profissionais de Odontologia
Pós-Graduação Stricto Sensu

Mestrado em Odontologia

Instrui profissionais em Odontologia com diferenciais qualitativos no exercício da docência, clínica e pesquisa, empregando comprometimento com a inclusão e desenvolvimento sustentável, entendendo e abordando as necessidades sociais de forma eficaz e inovadora, combinando tecnologia e prática em saúde e educação.

Duração:
24 meses

Carga Horária:
1080h

Público-alvo:
Graduados e Pós-Graduados em Odontologia

Titulação:
Mestre em Odontologia

Início das aulas:
17/06/24

Reproduzir vídeo sobre Estudantes utilizando instrumento para observação.

Linhas de Pesquisa - Clínica Odontológica

Estudos avançados em Clínica Odontológica

Com foco em microbioma oral e suas conexões com a saúde bucal e geral, investiga os aspectos celulares e moleculares das cáries e doenças periodontais, com o objetivo de identificar microrganismos e marcadores moleculares relacionados a várias doenças orais, além de examinar a resposta imunológica do hospedeiro às infecções, usando técnicas como biologia molecular e imunologia. Serão analisadas amostras de pacientes com várias condições bucais, incluindo doenças periodontais e lesões neoplásicas para identificar o microbioma e marcadores imunológicos relevantes.

Procedimentos em cirurgia bucal e biomateriais utilizáveis em Odontologia

Foco em técnicas cirúrgicas bucais e no desenvolvimento de biomateriais e novas tecnologias, tanto in vitro quanto in vivo, combinando conhecimentos das ciências da saúde, biológicas e engenharias. Essa linha apoia a prática clínica odontológica, cobrindo pesquisa clínica, tratamentos cirúrgicos, avaliação de técnicas reabilitadoras e caracterização de biomateriais. Desenvolvimento, testes e análises de biotecnologias, biomateriais e produtos comerciais, oferecendo uma formação completa em cirurgia bucal.

Linhas de Pesquisa - Endodontia

Aspectos técnicos e epidemiológicos do tratamento endodôntico

Possui direcionamento para a utilização de recursos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos para estudar a eficácia de técnicas, materiais e medicamentos no tratamento endodôntico de dentes decíduos e permanentes. Desenvolvimento, progressão e potencial reparador de lesões perirradiculares em modelos animais e estudos de acompanhamento. Destacam-se pesquisas clínicas, epidemiológicas e laboratoriais sobre técnicas, instrumentos e materiais endodônticos, visando maximizar o sucesso do tratamento dentro de um contexto socioeconômico.

Tratamento das infecções endodônticas

Abordagem dos aspectos biológicos e técnicos da Endodontia, incluindo histofisiologia da polpa e tecidos perirradiculares, patologia pulpar, microbiologia, controle microbiano, dor endodôntica, fatores de sucesso do tratamento e reparo tecidual pós-tratamento. Destaca-se também a importância de métodos terapêuticos baseados em princípios biológicos para o atendimento clínico eficaz. A pesquisa envolve estudos laboratoriais, epidemiológicos, clínicos e em animais.

Perfil do aluno

De forma integrada, as duas linhas de pesquisa do Mestrado em Odontologia visam à formação de um mestre diferenciado no exercício da docência, clínica e pesquisa, com iniciativa empreendedora, mentalidade inovadora e consciente da situação da Odontologia no país.

Os futuros mestres em Odontologia deverão apresentar interesse pelo conhecimento científico para contribuir de forma inovadora e especializada na formulação de políticas públicas, desenvolver um senso crítico aprimorado para a confecção e idealização de projetos e análise de mérito de trabalhos científicos e exercer a docência em nível superior na área da saúde.

Investimento

R$ 1.990,00

VALOR PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 5

ppgo@unig.br
21 2765-4047
Horário de atendimento: 08h às 17h
Coordenador do Mestrado de Odontologia José Freitas Siqueira Júnior

Coordenação

Professor José Freitas Siqueira Júnior

Graduado em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1989), Especialista em Endodontia pela UFRJ, Mestre em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1996) e Doutor em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1998). Atualmente é Professor Titular de Endodontia e Coordenador do Grupo de Pesquisa Odontológica da Universidade Iguaçu (UNIG). É membro do corpo editorial e revisor ad hoc de inúmeros periódicos internacionais, tendo atuado como Associate Editor do Journal of Endodontics no período 2006-2009. É autor de 10 livros, dentre eles Treatment of Endodontic Infections” (2011) e “Endodontology: an integrated biological and clinical view” (2013), ambos publicados originalmente em inglês pela Quintessence Publishing. Publicou mais de 400 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia. Em publicação na PLoS Biology em 2020, foi incluído na lista dos Top Researchers in the World, como 1º pesquisador mais citado na Odontologia Brasileira e na Endodontia Internacional.