Mestrado em Vigilância em Saúde
Aprimora a formação dos profissionais que atuam ou que desejam atuar na área de Vigilância em Saúde e nas suas segmentações: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental ou Vigilância Sanitária. Capacita os alunos para produzirem e aplicarem os conhecimentos adquiridos atendendo às necessidades da sociedade. Esse processo inclui a avaliação, intervenção, a sugestão de políticas públicas e o desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, com o propósito de promover saúde e qualidade de vida.
Inscrições abertas
O período de inscrição terá início no dia 09/10/2024 e término (com o envio da documentação digitalizada) no dia 21/11/2024 até às 23:59 horas.
Os aprovados deverão comparecer na Sala de matrícula na data informada no edital com todos os documentos originais discriminados abaixo:
- Diploma do curso de graduação reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão da graduação emitida pela Universidade;
- Histórico Escolar da Graduação;
- Documento de identificação (carteira de identidade ou registro civil ou carteira de trabalho; se estrangeiro, cópia do registro de identificação do país de origem ou passaporte ou registro nacional de estrangeiros – RNE) ;
- Cadastro de pessoas físicas (CPF);
- Foto Atual (foto com fundo neutro e sem elementos que atrapalhem a visualização de seu rosto).
Duração:
24 meses
Carga Horária:
1100h
Público-alvo:
Graduados e Pós-Graduados
de todas as áreas do conhecimento
Titulação:
Mestre em Vigilância em Saúde
Início das aulas:
27 de janeiro de 2025
Linhas de Pesquisa
Epidemiologia e determinantes socioambientais para Vigilância em Saúde
Investiga as doenças infecciosas e não infecciosas, considerando as características socioambientais para promover a saúde, abrangendo desde mecanismos moleculares até aspectos ambientais, como a poluição do ar e mudanças climáticas. Também analisa os contextos sociais da saúde e promove ações educativas, entendendo e detectando mudanças nos fatores que afetam a saúde individual e coletiva.
Mecanismos básicos e fatores determinantes de doenças na Vigilância em Saúde
Compreende os fatores de risco em doenças transmissíveis e não transmissíveis e como desenvolver estratégias de vigilância, prevenção e tratamento multidisciplinares. Isso envolve estudos inovadores em pesquisa básica, epidemiológica e clínica, além de avaliações de métodos de promoção e reabilitação da saúde, incluindo novas tecnologias e terapias em diferentes estágios do desenvolvimento humano.
Perfil do aluno
Os futuros mestres em Vigilância em Saúde deverão apresentar interesse pelo conhecimento científico para contribuir de forma inovadora e especializada na formulação de políticas públicas, desenvolver um senso crítico aprimorado para a confecção e idealização de projetos e análise de mérito de trabalhos científicos e exercer a docência em nível superior na área da saúde.
Os egressos podem atuar também em programas, coordenações, divisões, gerências, núcleos de saúde do trabalhador em órgãos federais, estaduais e municipais, como também na área de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, de atenção primária e de média e alta complexidade.
Investimento mensal
VALOR PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 10
Coordenação
Professora Jacenir Mallet
Graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1980), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1986), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC) (2003) e foi coordenadora da Câmara Técnica de promoção da Saúde do IOC e do programa IOC + Escolas. Atualmente é Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz, docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical, no Curso de Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores e no Curso de Especialização em Entomologia Médica, do Instituto Oswaldo Cruz. É também professora assistente da Universidade Iguaçu (UNIG), atua na área de Zoologia, com ênfase em estudos sobre vetores, patógenos e vigilância epidemiológica de doenças infecciosas e parasitárias em associação com ações de educação em saúde.