A UNIVERSIDADE IGUAÇU – UNIG foi reconhecida pelo MEC a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seção I, pág. 14017. Tem como mantenedora a Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu – SESNI, entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com sede e foro na cidade de Nova Iguaçu – Estado do Rio de Janeiro.

A UNIG integra, presentemente, dois campi, a saber:

Tem como sede o Campus I, Nova Iguaçu, através do qual interage, nos âmbitos social, econômico, cultural e político com a Baixada Fluminense e com o Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, onde funciona o Campus V – Itaperuna, gerando tecnologia e conhecimentos fundamentais para o progresso dessas regiões, para o Estado e™ para o País.

Iniciando suas atividades, em 1970, a Faculdade de FilosofiaCiências e Letras de Nova Iguaçu foi a primeira unidade de ensino superior da Baixada Fluminense.

Tal pioneirismo se deu com a implantação dos cursos de Letras (Habilitações: Português-Literatura e Português-Inglês), Matemática, Física, (História Natural) Ciências Biológicas, reconhecidos em 1974.

Quatro anos depois, em 1974, com a quase totalidade dos cursos iniciais já reconhecidos, ocorreu a implantação da Faculdade de Direito, legítima aspiração da comunidade iguaçuana.

Em 1976, o curso de Pedagogia também foi reconhecido contribuindo significativamente para a educação básica da região.

Consciente de sua responsabilidade e atenta à melhoria da qualidade do ensino ministrado, após a consolidação das unidades em funcionamento, a SESNI voltou a pleitear novos cursos: Medicina em 1976, além de Odontologia e o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, em 1988 e 1989, respectivamente.

Todos os cursos oferecidos pela UNIG surgiram da identificação das características da região, sendo observadas as demandas de mercado relativas aos perfis profissionais identificados. Nesse sentido, a decisão de expandir suas atividades aos municípios de São João de Meriti e Itaperuna foi fruto de demanda de Prefeituras, com oferta de Cursos de Graduação trouxe para o âmbito estadual a força geradora de progressos na comunidade, antes restrita ao Município de Nova Iguaçu.

A criação da Faculdade de Ciências Médicas de Nova Iguaçu pelo Decreto Federal nº 78952, de 15 de dezembro de 1976, foi um passo decisivo para abordagens adequadas aos graves problemas de saúde da população da Baixada Fluminense, tendo em vista a demanda por assistência médica e aos indicadores de condições de vida identificadas na região. Ademais, uma numerosa população necessitada de recursos superiores, face ao grande quantitativo de alunos egressos do Ensino Médio. Em 1997, foram incluídos novos cursos de graduação aos já oferecidos: Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e, em 2005, o Curso de Medicina Veterinária, no Campus V – Itaperuna.

Ao longo de toda a sua existência, além de promover mudanças significativas na região circunvizinha, a UNIG vem transformando a si própria, num processo contínuo de aprimoramento administrativo, pedagógico e tecnológico.

Buscar a contínua qualidade na oferta de cursos de ensino superior e demais serviços oferecidos, perseguindo aprimoramento constante, é um princípio que, ao longo de sua existência, vem sendo inspirador de suas decisões.

Como se observa, provocar o desenvolvimento no Estado, observando demandas em sua área de competência, inovando em função dos progressos decorrente deste, é o foco das suas ações. Por isso, desde a criação da UNIG, no decorrer de todos esses anos, os diversos cursos oferecidos pela IES têm recebido demanda dos municípios do entorno, além de alunos de outras Unidades da Federação Brasileira, demonstrando o compromisso com a sociedade em que está inserida. Assim, ao longo de toda sua existência, além de promover mudanças significativas na região da Baixada e do Noroeste Fluminense, a UNIG vem transformando a si própria, num processo contínuo de aprimoramento administrativo, pedagógico e tecnológico.

O processo de implantação de novos cursos, bem como o de expansão dos já existentes a outros municípios, vem sendo acompanhado continuamente por ações com o objetivo de assegurar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos. Para isso, o processo de implantação de novos cursos é acompanhado continuamente por ações com o objetivo de assegurar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos.

Como instituição de ensino superior, valendo-se dos recursos e meios de que dispõe, a Universidade Iguaçu está compromissada com a formação de profissionais e a geração de progresso científico e tecnológico, servindo diretamente a comunidade. Assim, além dos milhares de atendimentos anuais à população das regiões em que se encontra inserida, quer na área de saúde, quer na área de assistência jurídica e social, a UNIG que hoje oferece os cursos de graduação tradicionais já reconhecidos de Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências Biológicas (bacharelado), Pedagogia, Medicina, Direito, Educação Física (licenciatura), Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Administração, Medicina Veterinária, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção e Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing, em Gestão de Recursos Humanos, em Logística, em Radiologia e em Estética e Cosmética.

Atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas, a UNIG sistematiza uma estrutura acadêmica diferenciada, que integra seus cursos e programas aos planos institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Em constante evolução, a Universidade Iguaçu é comprometida, irremediavelmente, com o social. Difícil explicar em poucas linhas a importância desta universidade para a Baixada Fluminense e Noroeste Fluminense. Em ambas as regiões, a UNIG desbravou o ensino superior em épocas em que rareavam universidades nos grandes centros urbanos do Sudeste, menos ainda nos subúrbios esquecidos pelas políticas públicas. A UNIG ultrapassa as fronteiras da formação acadêmica, alcançando camadas da população alijadas do ensino superior, prestando serviços, por meio da extensão universitária em diversos campos – Medicina, Fisioterapia, Educação, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Direito, dentre outras – que de outra forma não estariam acessíveis à população do entorno. A responsabilidade social da instituição juntamente com seus convênios e parcerias contribuem para uma sociedade mais justa. Tais atividades são desenvolvidas, objetivando levar a universidade para fora dos muros, assim como oferecer sua infraestrutura acadêmica (biblioteca, laboratórios de informática, etc.) aos que visitam diariamente a instituição, proporcionando a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Como Universidade, a UNIG tem por missão gerar progresso científico e tecnológico no país e servir diretamente à comunidade, valendo-se dos recursos e meios de que dispõe.

Tal missão pressupõe um modelo administrativo ágil e flexível, capaz de captar e traduzir as expectativas da sociedade, particularmente a dinâmica do mercado, no que envolve a capacitação profissional. Para tanto, a UNIG possui uma moderna estrutura administrativa, onde a Reitoria é assistida por duas Pró-Reitorias, a saber:

No estabelecimento de suas diretrizes e prioridades, a UNIG busca a vitalização e o aprimoramento do ensino de graduação, promovendo a pesquisa como agente criador e renovador de conhecimentos e incentivando a pós-graduação, lato e stricto sensu, de forma integrada aos programas de cursos de extensão.

Administrar a contínua expansão desta Universidade representa grande desafio.

Expandir, crescendo em qualidade, adaptar-se às características da sociedade na qual a UNIG está inserida, e, ainda, primar pela geração de novas tecnologias, disseminando e renovando o conhecimento científico, implica em desafio expressivamente maior.

Superar tal desafio vem sendo a tônica da administração da UNIG, em consonância com a entidade mantenedora, Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu – SESNI.