Biblioteca Central

O Sistema de Bibliotecas da UNIG é composto por 05 (cinco) bibliotecas que têm como objetivo principal disponibilizar uma infra-estrutura básica de consulta, indispensável ao ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo aos seus usuários os mais avançados recursos tecnológicos.

As Bibliotecas do Sistema funcionam de forma integrada sob a direção da Biblioteca Central onde é processado todo acervo.

A Biblioteca Central está subordinada à PROAC (Pró-Reitoria Acadêmica) e está sob a orientação da bibliotecário-chefe Nestor Antonio de Sousa Soares – CRB-7 3879 RJ, que é responsável pelo planejamento e desenvolvimento das bibliotecas da UNIG.

Acervo

  • O acervo do Sistema de Bibliotecas possui 85.748 exemplares distribuídos nas diferentes Bibliotecas das unidades.
  • Este acervo é composto de livros, periódicos, monografias, fitas de vídeo, slides, DVD’S, CD-ROM e mapas.

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO

Consulta Local: Através de terminais de computadores instalados nas bibliotecas, os usuários têm acesso a todo acervo do Sistema de Bibliotecas implantado na base de dados SISBIBLI. Esta base possui uma interface amigável permitindo um fácil acesso pelos usuários.

Acervo e Empréstimo: O acervo e empréstimo domiciliar estão informatizados.

Consulta Domiciliar: O SISBIBLI encontra-se disponível no site da UNIG para consulta.

Reserva da Obra: Os usuários da Biblioteca Central podem fazer reserva das obras nela existentes.

Multimeios: Pesquisa informatizada. On line: Bireme, Portal da Pesquisa – MedicinaNet, Portal COAD (ADV – Advocacia Dinâmica), Portal RT, Portal LEX e NOTADEZ INFORMAÇÕES (periódicos na Área Jurídica).

A Biblioteca Central oferece também serviços de comutação bibliográfica – COMUT, constitui-se em uma rede integrada de coleções bibliográficas que facilitam o uso da documentação e informação nacional e internacional, pelas bibliotecas integrantes, fornecendo fotocópia de partes de livros e de artigos de periódicos.

Apoio nos trabalhos acadêmicos e Elaboração da Ficha Catalográfica: Este apoio é oferecido pela Biblioteca Central através de seus Bibliotecários. Para a elaboração da ficha catalográfica de teses, dissertações e monografias, de acordo com as normas é só acessar a biblioteca no endereço www.unig.br e imprimir o formulário. Preencha-o e leve-o à biblioteca, para que as bibliotecárias elaborem a mesma no prazo máximo de 3 dias úteis.

Visita Guiada: Consiste na orientação e treinamento a toda comunidade acadêmica, apresentando todos os serviços prestados pela Biblioteca. Basta entrar em contato com a Biblioteca pelos telefones 2765-4097 ou 2765-4067 e fale com: Nestor Antonio de Sousa Soares (Bibliotecário-Chefe) ou Ana Lucia do N. Pinto da Silva (Secretária), das 8:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h para agendar a visita. Os horários da visita é de 2ª a 6ª-feira das 9:00 às 11:00h, das 14:00 às 16:00h e das 19:00 às 20:30h.
OBS: Caso necessário, os serviços de reprografia são prestados em setor externo, próximo a Biblioteca Central.

Horário de Atendimento

A Biblioteca da UNIG funciona das 8:00 às 22:00h, de segunda à sexta-feira e sábados de 8:00 às 12:00h.

Usuários

Podem se beneficiar de todos os serviços oferecidos pela biblioteca os alunos, funcionários e professores da UNIG, bastando para isso à apresentação do comprovante de vínculo com a instituição e do documento de identidade.

Plano de Atualização e Expansão das Instalações Físicas e do Acervo

Para cumprir com os objetivos estabelecidos, foram determinados procedimentos de seleção do acervo bibliográfico e audiovisual que se embasam, primeiramente, na bibliografia básica e complementar constante nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, e, em seguida, nas bibliografias básicas sugeridas pelas Comissões de Especialistas de Ensino da Secretaria de Ensino Superior do Ministério de Educação e do Desporto – CEE/SESU/MEC, em termos de livros e periódicos.

Complementando a seleção, são consideradas, sistematicamente, as sugestões encaminhadas pelos Coordenadores dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. As resenhas de livros constantes nos periódicos especializados bem como os catálogos de editores nacionais e internacionais são também avaliados.

Os usuários do Sistema de Biblioteca da UNIG têm acesso às facilidades, recursos e materiais de apoio da tecnologia da informação via provedor da UNIG, cujo endereço eletrônico é www.unig.br. Para tanto, a Biblioteca Central disponibiliza 25 (vinte e cinco) terminais de acesso à Internet e 04 (quatro) via Intranet, para consulta do sistema SISBIBLI, criado com o suporte do Núcleo de Informática daUNIG, estando disponível em linha o acervo do Sistema de Bibliotecas.

A política de atualização e renovação permanente da Biblioteca Central tem como objetivo a expansão não só do espaço físico, como dos recursos informacionais, em termos de qualidade e quantidade do acervo bibliográfico e audiovisual, dos recursos humanos, materiais, e dos produtos e serviços de informação. Para tanto, a UNIG, constantemente, vem investindo em sua Biblioteca Central, adequando seu acervo em quantidade e qualidade aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e contratando recursos humanos, aquisição de equipamentos, mobiliário, entre outros itens.

O plano de expansão do espaço físico do Sistema de Bibliotecas Setoriais da UNIG tem como objetivo facilitar o acesso ás fontes informacionais e disseminar o conhecimento no âmbito da comunidade universitária, em apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UNIG. O aumento constante de índice de freqüência e consulta ao Sistema de Bibliotecas da UNIG estimula a contínua modernização dos produtos e serviços informacionais.

Área Física Disponível – Resumo das Instalações Físicas em funcionamento na BC/1º semestre de 2006

Área Total (m2)

Descrição Térreo
m2
Sala de rede 2,05
Área total das salas de estudo em grupo 93,38
Setor de internet
87,75
Salão de estudo
545,37
Subestação de energia
14,00
Elevador
1,95
WC (masculino e femenino)
46,50
TOTAL DO TÉRREO
791,00 m2
Descrição 1º andar
m2
Circulação 470,00
Acervo 280,12
Sala administrativa
12,90
Processamento técnico
15,95
Área de lazer
166,00
TOTAL DO 1º ANDAR
944,97 m2
Descrição 2º andar
m2
Área de exposição 563,57
Sala Apoio Cultural 36,00
Área de lazer
130,00
WC (feminino e masculino)
32,50
TOTAL DO 2º ANDAR
762,07 m2
TOTAL GERAL
2.498,04 m2

No térreo, temos a entrada principal escada e rampa atendendo a legislação de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiências.

Ao chegar, avista-se um mural para divulgação de informações gerais, destacando-se quadro de oportunidades de estágio.

No atual espaço destinado ao laboratório de informática, temos 25 terminais para navegação na Internet e 02(dois) terminais para consulta local.

No salão de estudos dispomos de uma área total de 545,37m2 com 50 mesas e com capacidade para 200 usuários.

Temos 06 (seis) salas para estudo em grupo com uma área total de 93,38m2, que se destinam à realização de trabalhos, com capacidade de 05 (cinco) usuários em cada sala e ainda, 21(vinte e uma) baias, para estudos individuais.

1º andar
No espaço destinado ao acervo temos uma área total de 280,12m2, onde se encontram armazenados o acervo dos Cursos da FACET (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas), FAEL (Faculdade de Educação e Letras), FaCJSA (Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas), FaCBS (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde) e os Cursos do IGRAT (Instituto de Graduação Tecnológica). Foram instaladas 13 câmeras para a segurança do acervo.

Para melhor atender aos alunos, dispomos de 03 (três) terminais para empréstimos e 02 (dois) para consulta local.

Quanto ao acesso ao 1.º e 2.º andar contamos com 01 (um) elevador e a tradicional escada, possibilitando o ir e vir de todos de forma igualitária.

2º andar
Funciona, neste andar, o Espaço Cultural Fabio Raunheitti, inaugurado no dia 11 de setembro de 2008. A sua criação visa antes de tudo servir o público interno e externo que possuam o interesse em conhecer a história do Município de Nova Iguaçu e da Universidade Iguaçu, com uma área total de 762,07m2 assim distribuídas: área de exposição com 563,57m2, sala de apoio cultural com 36,00m2 e área de lazer com 130,00m2.

Regulamento da Biblioteca Central

Telefones da Biblioteca Central

Atendimento Geral: 2765-4067
Bibliotecárias: 2765-4097

Ou envie um email direto para: biblioteca@unig.br

TÍTULO I

CAPÍTULO I – Das Bibliotecas

Art. 1º As Bibliotecas da UNIG são o suporte informacional de incentivo ao ensino, à pesquisa e a extensão universitária e de apoio à administração superior se integrando à estrutura acadêmica administrativa da Universidade.

Art. 2º O acervo geral das Bibliotecas da UNIG constituir-se-á de toda a informação produzida e adquirida pela Universidade.

CAPÍTULO II – Da Organização

Art. 3º As Bibliotecas da UNIG compreendem:
01 Biblioteca Central
04 Bibliotecas Setoriais

TÍTULO II

CAPÍTULO I – Da Natureza e das Finalidades da Biblioteca Central

Art. 4º A Biblioteca Central da UNIG está diretamente subordinada à Pró-Reitoria. É a unidade coordenadora das Bibliotecas Setoriais, caracterizando-se como centro de referência de informações para sua clientela com atribuições de órgão central.

Art. 5º A Biblioteca Central orienta as atividades técnico-administrativas comuns às Bibliotecas Setoriais da UNIG que funcionam de forma sistêmica e estabelece normas gerais que as disciplinam, em concordância com o Regimento Geral da Universidade.

Art. 6º A Biblioteca Central tem como finalidade principal captar os recursos informacionais indispensáveis ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão em todos os segmentos de atuação da UNIG.

Art. 7º A Biblioteca Central articula os recursos financeiros e informacionais disponíveis de seu acervo geral, considerando as Bibliotecas Setoriais, a fim de preservar o equilíbrio entre as necessidades de informação de sua clientela e o potencial informativo de suas coleções.

Art. 8º A Biblioteca Central participa da dinâmica de transferência da informação, garantindo a liberdade de acesso às suas coleções para sua clientela, respeitadas as normas regulamentares de cada biblioteca.

Art. 9º A Biblioteca Central tem por finalidade específica coordenar e incrementar os acervos e serviços das bibliotecas setoriais.

CAPÍTULO II – Da Estrutura Organizacional da Biblioteca Central

Art. 10 A Biblioteca Central tem como estrutura básica;
Direção;
Serviços Técnicos e de Apoio.

SEÇÃO I – Da Direção

Art. 11 A direção da Biblioteca Central é exercida por Bacharel em Biblioteconomia.

Art. 12 O(a) bibliotecário(a)-chefe é designado de acordo com as normas vigentes no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade.

Art. 13 O(a) bibliotecário(a)-chefe será substituído em suas faltas e impedimentos por Bibliotecário por ela indicado.

Art. 14 Compete o(a) bibliotecário(a)-chefe da Biblioteca Central:
a. dirigir a Biblioteca Central, cumprindo e fazendo cumprir as disposições regimentais em vigor,
b. assegurar o funcionamento das Bibliotecas Central e Setoriais em concordância com os objetivos e metas decorrentes da política de informação da UNIG;
c. propor os recursos orçamentários destinados à aquisição de material bibliográfico e equipamentos, assim como à preservação e à conservação do acervo das Bibliotecas Central e Setoriais;
d. administrar os recursos humanos e informacionais alocados nas Bibliotecas;
e. planejar, organizar, distribuir, supervisionar e avaliar as atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas da UNIG;
f. promover o desenvolvimento dos recursos humanos alocados nas Bibliotecas da UNIG;
g. elaborar e encaminhar à Pró-Reitoria, de acordo com as normas estabelecidas, o planejamento das atividades e o relatório das Bibliotecas da UNIG;

SEÇÃO II – Dos Serviços Técnicos e de Apoio

Art. 15 Os serviços técnicos e de apoio compreendem:
a. Desenvolvimento do acervo;
b. Processamento documental;
c. Atendimento aos usuários.

Art. 16 O desenvolvimento do acervo compreende os serviços de seleção e aquisição e de registro e controle do acervo.

Art. 17 São atribuições do Serviço de Seleção e Aquisição.
a. avaliar periodicamente, a coleção de material bibliográfico da UNIG, tendo em vista os objetivos e as atividades da Universidade;
b. controlar a aquisição de material bibliográfico para as Bibliotecas da UNIG;
c. controlar a aquisição de material bibliográfico, por doação e/ou permuta em colaboração com as Bibliotecas da UNIG;

Art. 18 São atribuições do Serviço de Registro e Controle do Acervo;
a. promover o registro e as baixas do acervo documental;
b. coordenar o registro de doações e permutas, visando ao ingresso e baixas no acervo;
c. assessorar as Bibliotecas Setoriais na avaliação de doações e permutas, para fins patrimoniais;
d. distribuir documentos entre as Bibliotecas Setoriais, considerando suas especializações.

Art. 19 O processamento Documental compreende os Serviços de Processamento Técnico.

Art. 20 São atribuições do Serviço de Processamento Técnico.
a. avaliar os conteúdos documentais, determinando os pontos de acesso para a recuperação de informação utilizando o código de catalogação para normalizar os registros;
b. classificar documentos, utilizando códigos de classificação e determinando as entradas de assunto, com o apoio de vocábulos controlados;
c. coordenar a utilização de normas e padrões utilizados no ingresso da informação em bases de dados;
d. manter atualizados os catálogos da Biblioteca Central;
e. codificar as informações pesquisadas em instrumental específico;
f. orientar a digitação e gravação dos dados;
g. proceder à conferência visual, eliminando erros de codificação e de digitação.

Art. 21 O atendimento aos usuários compreende os Serviços de Referência.

Art. 22 São atribuições do Serviço de Referência:
a. orientar os usuários na localização de informações;
b. assistir e orientar os usuários quanto à indicação e ao manuseio das fontes de informação existentes na Biblioteca Central;
c. manter organizadas as coleções da Biblioteca Central, incluindo o acervo geral;
d. controlar a consulta e processar o empréstimo da coleção da Biblioteca Central, fazendo cumprir as normas previstas no regulamento interno;
e. assessorar e orientar os usuários da Biblioteca quanto às normas brasileiras de documentação.

TÍTULO III

Das Bibliotecas Setoriais

Art. 23 As Bibliotecas Setoriais caracterizam-se como unidades prestadoras de serviços em campos de conhecimentos específicos, atuando nas unidades de ensino em conseqüência da dispersão geográfica da Universidade.

Art. 24 As Bibliotecas Setoriais constituem-se de acervos coletivos e têm como finalidade principal atender às necessidades informacionais reais e potenciais da comunidade universitária.

Art 25 As Bibliotecas Setoriais situam-se nas dependências das unidades de ensino, por proximidade física ou por grau de especialização dos serviços prestados a sua clientela.

Art. 26º As Bibliotecas Setoriais são subordinadas técnica e administrativamente à Biblioteca Central.

Art. 27 As Bibliotecas Setoriais são supervisionadas por Bacharéis em Biblioteconomia.

Art. 28 São atribuições das Bibliotecas Setoriais:
a. manter organizados os seus acervos específicos, tendo em vista os campos de conhecimento e as atividades acadêmicas para as quais prestam serviços;
b. avaliar periodicamente o acervo, levando em consideração a formação de suas coleções;
c. orientar os usuários quanto às fontes de informações;
d. elaborar relatórios de atividades para alimentação de dados da biblioteca;
e. zelar pelos recursos sob sua responsabilidade.

TÍTULO IV

Das Disposições Gerais e Transitórias

Art. 29 Este regimento entra em vigor na data de sua aprovação.

CAMPUS I – Nova Iguaçu

  • Biblioteca Central
  • Núcleo de Estudos Anexo ao Hospital Geral de Nova Iguaçu

CAMPUS II – Mesquita

  • Farmácia Universitária

CAMPUS III – Nova Iguaçu

  • Biblioteca do Escritório de Assistência Jurídica – ESAJUR

CAMPUS IV – São João de Meriti

  • Biblioteca Setorial do Colégio Fluminense

CAMPUS V – Itaperuna

  • Biblioteca do Campus Universitário
  • Biblioteca do Hospital São José do Avay
  • Biblioteca Setorial do Shopping Noroeste