fbpx

Detalhes do curso

O curso de Fisioterapia forma profissionais para atuar com a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde do paciente. Podendo atuar no atendimento e gestão em todos os níveis de complexidade da saúde pública e privada.

Objetivos Gerais

Habilitar o Fisioterapeuta para atuação nos vários níveis de atenção à saúde proposto pelo Sistema Nacional de Saúde: promocional, preventivo, assistencial e reabilitacional.

Objetivos Específicos

  • Formar profissionais que tenham competência para a aplicação dos princípios biológicos e biotecnológicos, na solução dos problemas neurológicos, músculo-esquelético, cardiológicos, pulmonares, ginecológicos e obstétricos dos pacientes.
  • Iniciar e desenvolver no futuro profissional o pensamento reflexivo, o senso crítico, habilitando-o a compreensão do processo metodológico para a educação continuada e da pesquisa.
  • Promover a atividade científica do futuro profissional, visando à estimulação e implementação da produção intelectual integrada a saúde e em especial à Fisioterapia.
  • Promover a formação do comportamento ético e bioético, da responsabilidade social necessários ao exercício profissional e especialmente da cidadania.
  • Promover e formar o conhecimento epidemiológico e técnico necessários para atuar em unidades básicas de saúde, em nível promocional, preventivo e assistencial, utilizando métodos e técnicas específicas.
  • Promover e formar o conhecimento técnico necessário para atuar em hospitais de pequeno, médio e grande porte (alta complexidade), Policlínicas e clínicas especializadas e em outras instituições de promoção à saúde nos níveis: preventivo, assistencial curativo e reabilitacional, em todos os serviços de competência profissional.
  • Promover e formar o conhecimento técnico-administrativo necessário ao exercício das funções de orientação, planejamento e estratégia, controle, supervisão e gerenciamento de serviços específicos e gerais de saúde.

Alunos recém-formados do ensino médio, profissionais em busca de segunda graduação ou complementação da primeira.

Os egressos formados por esta Instituição deverão:

  • Possuir domínio conexo inerente à profissão, priorizando a educação continuada, sempre baseada na proficuidade científica. Desenvolvendo aptidão às ações estimuladoras da saúde das pessoas ou das populações, através da promoção, prevenção, assistência e reabilitação. Sempre norteado pela responsabilidade social.
  • Estar capacitado a tomada de decisões, no campo da liderança e da gestão estratégica no que aborda a prática fisioterapêutica e das ciências da saúde.