fbpx

Detalhes do curso

Objetivo geral

Proporcionar uma formação consistente em Matemática para que o egresso exerça a docência em conformidade aos paradigmas educacionais, com os desafios e as problemáticas da atualidade. Espera-se, também, que os futuros professores sejam cidadãos conscientes e ativos na sociedade e que se expressem escrita e oralmente com clareza, didática e precisão.

Objetivos específicos

I. Capacitar profissionais para o exercício da docência em Matemática na Educação Básica.

II. Possibilitar a continuidade da formação em nível de Pós-Graduação.

III. Formar profissionais que sejam capazes de interagir e trabalhar em grupo de maneira interdisciplinar.

IV. Formar profissionais que sejam capazes de produzir materiais pedagógicos autorais e de reconhecer e atuar em espaços educativos diversos, além da sala de aula.

V. Formar profissionais críticos e consciente em relação às questões econômicas, sociais, políticas e ambientais e que utilizem a matemática como ferramenta para instrumentalizar questões emergentes.

VI. Introduzir os estudantes no campo científico Educação Matemática através de atividades de Pesquisa e Extensão que tratem de conteúdos matemáticos, ferramentas tecnológicas e/ou metodologias ativas.

  • Professores das redes pública e privada de educação
  • Interessados em matemática e na docência
  • Concluinte do Ensino Médio

O Licenciado em Matemática a ser formado pela UNIG será um profissional: 

  • com sólida formação em Matemática, dominando tanto seus aspectos conceituais como históricos e epistemológicos fundamentais, sendo capaz de compreender como se desenvolve a investigação de problemas novos ou tradicionais em Matemática. 
  • Além disso, que seja capaz de utilizar sua linguagem e resultados para o desenvolvimento de pesquisas, técnicas e instrumentos que tenham como tema central o ensino e a aprendizagem da Matemática, em nível da Educação Básica; 
  • que ocupa-se preferencialmente da docência em estabelecimentos de Ensino Básico, e capaz de dar prosseguimento a seus estudos em cursos de pós-graduação; 
  • que utiliza-se prioritariamente do instrumental teórico e prático da Matemática e da Educação Matemática em conexão com outras áreas do saber (Educação, Física, Química, Biologia, Artes, etc.), onde possa atuar de forma conjunta e harmônica com especialistas de outras áreas no desenvolvimento e aplicação de novas abordagens de didáticas;
  • capaz de pesquisar e desenvolver ações que sejam balizadoras para a sua atuação profissional, como cidadão crítico atuante e consciente das diversidades ambiental, étnico-raciais e de acessibilidade. 

O Licenciado em Matemática formado pela UNIG poderá exercer suas atividades profissionais nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio em instituições públicas e/ou privadas de educação de qualquer lugar do país.

Atendimento

Bem-vindo a UNIG!

Qual canal você prefere?

0800

0800 021 2013

CENTRAL N.IGUAÇU

(21) 2765-4000

CENTRAL ITAPERUNA

(22) 3823-4000

x