"Em favor da renovação do ensino da UNIG”

Sobre

A UNIG, por meio da Pró-Reitoria Acadêmica – PROAC, cria o NUTE – Núcleo de Tecnologia Educacional, assumindo que:

A Tecnologia Educacional (TE) fundamenta-se em uma opção filosófica centrada no desenvolvimento integral do homem, inserido na dinâmica da transformação social; concretiza-se pela aplicação de novas teorias, princípios, conceitos e técnicas numespaço permanente para renovação da educação (ABT, 1982, p.17).

Dentro desse conceito, o NUTE é uma instância interessada em implantar na UNIG a concepção brasileira de Tecnologia Educacional que, no dizer de Luckesi (1986), globaliza três elementos fundamentais a qualquer ação humana: opção filosófica, contextualização social da ação pretendida e uso dos princípios científicos e instrumentos técnicos de transformação.

Comprometido com a renovação da Educação, o NUTE, por meio de sua equipe, direciona suas ações para a elevação da qualidade do Ensino na Universidade, utilizando procedimentos presenciais e/ou a distância a serem implementados pelo Projeto Acadêmico de Informações relativas aos Cursos (PAI), Projeto de Educação Presencial (PEP) e Projeto de Educação a Distância (PEAD). Dessa maneira, a estrutura organizacional do Núcleo é, a princípio, a seguinte:

Os projetos, politicamente comprometidos com o mesmo fim, têm ações intercomplementares e suas intenções podem ser conhecidas abaixo.

PAI - Projeto Acadêmico de Informação

Por meio desse projeto, o aluno de Curso técnico ou superior terá acesso às informações pertinentes a sua formação na Universidade, bem como àquelas que, de modo mais amplo, dizem respeito a sua opção profissional.

Estudantes de todos os Cursos, então, assessorados por graduandos de outras áreas, irão assegurar o desenvolvimento do Projeto, coordenado por professores que atuem no mesmo campo de conhecimento. Os interessados em integrar a equipe responsável pela iniciativa devem expressar seu desejo junto à Coordenação de Curso, tão logo o PAI seja lançado institucionalmente. Para os acadêmicos, o envolvimento com o projeto poderá garantir carga horária, computada em favor de sua formação.

Roteiro elaborado pelo PAI/NUTE indicará o número mínimo de itens do projeto e a disponibilidade das informações na rede será gradativa, respeitando a produção dos alunos e professores dedicados ao trabalho.

PEP / PEAD - Projeto Acadêmico de Informação / Projeto de Educação a Distância

Por esses dois projetos, pretende-se atender alunos, professores das disciplinas curriculares e funcionários técnico-administrativos que garantem suporte às ações do ensino nesta IES. Esse público é o alvo principal do empreendimento porque a construção do conhecimento, muitas vezes, começa a se esboçar e a tomar forma no espaço da sala de aula.

Considerando que muitos fatores podem intervir na efetiva comunicação entre os segmentos, o PEP e o PEAD passarão a se debruçar prioritariamente sobre os conteúdos curriculares, convertendo-os em permanente objeto de estudo e discussão, acessados presencialmente (PEP) ou a distância (PEAD), por meio da utilização de tecnologias educacionais impressa e eletrônica.

Objetivando o desenvolvimento dos projetos, os alunos poderão propor aos docentes atividades que considerem relevantes à melhoria da formação recebida; os professores, receptivos a essas propostas e abertos à concepção de outras, solicitarão análise e aprovação pelo Colegiado de Curso, após o que, encaminhadas à PROPE-PROEG, serão, neste caso, desenvolvidas em parceria com o NUTE. Outra alternativa para apresentação de projetos é o seu encaminhamento direto ao Núcleo, quando se tratar de ações restritas ao campo da Tecnologia Educacional.

Mais sobre o NUTE

AVALIAÇÃO

 

EDUCAÇÃO

 

COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS